Barba e camisa

10 peças intemporais que devem estar no guarda-roupa de qualquer homem

Nunca saem de moda, envelhecem connosco e tornam o nosso armário mais consistente.

Desde miúdos que os nossos pais tentam incutir-nos uma preciosa regra no momento de juntar mais uma peça ao nosso armário: a qualidade bate sempre a quantidade. Esta é uma regra de ouro que ganha ainda mais sentido quando falamos de modelos clássicos – aqueles sobre os quais deve assentar qualquer guarda-roupa.

Um bom casaco de pele, um par de sapatilhas versáteis, uma resistente e elegante carteira de pele, qualquer uma destas escolhas deve ter prioridade sobre esta ou aquela peça gira mas que, ao fim de seis meses, já perdeu a magia.

Os modelos mais simples e as cores neutras ficam sempre bem em qualquer armário e podem ser usados durante uma vida. Tudo isto sem perder o estilo nem parecer desadequado à idade. Está, portanto, na hora de fazer contas à sua roupa e tentar perceber se coisa está equilibrada ou um absoluto desastre. Certo é que nenhuma destas peças valiosas que se seguem podem estar ausentes da sua vida. E se faltar alguma coleção, siga as sugestões da 4MEN.

Casaco de ganga

Entram e saem de moda com uma rapidez supersónica. Seja como for, há sempre espaço num armário masculino para um fiel blusão de ganga para dias mais frescos e looks mais descontraídos. E sim, pode combiná-los com o seu par de jeans preferidos – até porque temos o guia perfeito para não errar no momento de escolher as lavagens perfeitas. Depois só tem mesmo que escolher o casaco que mais lhe agrada, seja num tom médiode azul ou com lavagens mais claras ou mais escuras.

Camisa de xadrez

Cheiram ao grunge de Seattle e desde os anos 90 que tentamos replicar os estilos mais cool de Kurt Cobain e Eddie Vedder. Não se preocupe: não têm necessariamente de ser de flanela, até porque o tempo não está para isso. O padrão de xadrez é intemporal e fica sempre no ponto ao lado de uma T-shirt branca e um par de jeans.

O leque de cores sempre disponíveis ajuda a diversificar a escolha e a dar um ar mais ou menos sério ao look, conforme pretendido. O azul é mesmo uma das cores mais usadas neste tipo de camisas e pode aparecer conjugado com branco, com amarelo, com vermelho ou com outras cores.

Sapatilhas básicas

Podemos experimentar este ou aquele modelo novo, mas inevitavelmente recorremos aos bons velhos clássicos, principalmente aqueles que podemos calçar sem pensar muito no assunto. E essa é precisamente a vantagem das sapatilhas que se mantêm na lista das mais desejadas há décadas: são tão versáteis que encaixam em qualquer look.

São confortáveis, com linhas simples e sem designs arrojados, sempre atuais e chegam a estilos desde o mais convencional ao mais alternativo. As sapatilhas brancas ficam bem com qualquer look e mesmo as pretas também são fáceis de combinar. Para quem gosta de mostrar alguma irreverência, os modelos mais ligados ao skate também são boas opções.

Casaco de couro

São ótimos para as estações de transição e até para dias menos frios de inverno. Se forem de boa qualidade e cuidarmos deles com o carinho com que Messi aconchega a bola ao seu pé esquerdo, temos um casaco para a vida.

Seja em looks descontraídos do dia a dia ou para dar um apontamento menos formal a um look mais arranjado, a versatilidade é um dos pontos fortes. Apesar de os modelos tipo biker em preto serem os mais comuns, há também opções mais discretas em castanho ou até versões em couro de modelos como os bomber jackets.

Boné

Seja para proteger do sol, dar estilo ou evitar os papparazzi, um boné é essencial num qualquer armário masculino. Pode optar por modelos mais básicos, escolher um tecido impermeável para dias chuvosos ou até apostar em cores fortes – só não vale não ter um.

Calças de ganga sem lavagem

Não são apenas tons escuros de ganga, são mesmo tecidos sem lavagem, ou seja, chegam às suas mãos no estado mais puro e, além de terem o toque elegante do tecido escuro, vai ser através do uso que lhes der que vão adquirir as novas tonalidades características da ganga. Há modelos mais clássicos com corte reto, outros tipo slim e até alguns em que a cintura é mais subida e as pernas ligeiramente alargadas, o importante é encontrar aquele que mais o favorece.

Sapatos clássicos em pele

Vamos bater na mesma tecla: os clássicos são fiáveis porque, lá está, são intemporais. Basta escolher um dos estilos de sempre, trocar a cor e combinar com outfits mais ou menos sérios.

As linhas são, na sua maioria, simples, mas há também variações do estilo Oxford com microperfurações ou numa tonalidade acastanhada com efeitos escuros. Fugindo ao típico sapato clássico, encontramos também modelos monkstrap com duas fivelas e outros mais arrojados em design e cor.

Mala de fim de semana

Malditas companhias aéreas que vulgarizaram as nossas malas de viagem a um formato único e aborrecido. A revolução começa em casa e está na altura de trazer de volta as malas com estilo.

Quando a escapadinha de fim de semana é mais livre, não há acessório que bata uma boa mala de mão. Podem ser em tecido de aspeto mais rústico, em imitação de pele ou até com fivelas, o importante é o aspeto elegante e os tons entre o preto, o castanho e as suas variações.

Botas de pele

Chova ou faça sol, esta é a peça que separa os meninos dos homens. E há modelos para todos os gostos, desde as típicas Chelsea em castanho ou a sua variação com cordões, até ao estilo de combate ou com o cano ligeiramente subido e detalhes de microperfurações, tudo vai depender do seu estilo próprio e da ocasião em que for usá-las.

Carteira em pele

Carteiras de velcro, coloridas ou até aquelas pequenas bolsinhas para moedas. Esqueça tudo isso. No bolso só há lugar para uma fiel carteira em pele, mais elegante e resistente do que qualquer outra. Pode escolher o típico modelo liso em pele castanha, uma carteira em preto com alguma textura ou até, para os menos conservadores, um modelo em cinzento.

 

Outros artigos de Barba e camisa

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?