Barba e camisa

7 truques úteis para renovar o fato velho que tem no armário

Comprou-o para aquele casamento há dez anos, gastou centenas de euros e nunca mais o usou. Está na hora de o resgatar do fundo do armário e dar-lhe uma nova vida – e pelo caminho renovar o seu look. Siga as dicas da consultora de moda Sónia Paiva.

Comprou-o para o casamento de um primo que nunca mais viu e o fato caríssimo só vê a luz do dia quando um amigo ou familiar casa, ou seja, raramente o veste. Isso quer dizer que fez um investimento numa peça e que não lhe dá o uso que poderia para aproveitar todo o seu potencial. Para ajudá-lo a rentabilizar essa roupa que está lá escondida no fundo do armário, a 4MEN pediu ajuda à consultora de imagem Sónia Cristina Paiva para indicar algumas formas de dar uma nova vida ao fato que todos temos e nunca usamos.

“Sabia que a maior parte dos homens veste apenas 20% do que tem no armário? Ficam esquecidas peças que poderiam fazer bons looks, ou até mesmo um visual mais original, e um dos motivos é a preguiça em inovar e sair da zona de conforto”, explica a stylist.

Quer seja por motivos ecológicos e de sustentabilidade ou apenas para não desperdiçar o investimento do dinheiro numa peça de roupa que raramente utiliza, o importante é que saiba o que fazer a esse fato que está parado há meses no fundo do guarda-roupa.

“É possível reaproveitar com originalidade qualquer tipo de peça, basta fazer o chamado upcycling, ou seja, olhar para este material de maneira criativa, dando-lhe uma nova função e permitindo que se transforme num produto de maior valor, uso ou qualidade”, aponta a especialista.

As mudanças, ajustes ou novas conjugações que possa fazer vão depender do tipo de fato que tem, do seu estilo e também das situações em que vai utilizá-lo. Carregue na galeria para ver as várias sugestões de formas diferentes para lhe dar um novo uso.

Outros artigos de Barba e camisa

Últimos artigos da 4MEN