Barba e camisa

Como parecer mais alto – sem usar saltos como Kim Jong-un

O líder norte-coreano quis ganhar centímetros para se bater com Trump e colocou cunhas nos sapatos. Se tivesse espreitado as dicas da 4MEN, teria evitado o embaraço. Afinal, é tudo tão simples.

Rodas baixas, meia dose ou pinta-rodapés. As alcunhas são criativas mas nem por isso menos insultuosas. Se para uns a estatura não é um problema, para outros ela pode ser mesmo um obstáculo. Não existem feijões nem fórmulas mágicas para ganhar centímetros, embora seja possível usar alguns truques para criar uma ou outra ilusão de ótica. Segredos que, claramente, ainda não chegaram à Coreia do Norte.

Esta terça-feira ficou marcada pelo encontro histórico entre Kim Jong-un, o líder supremo da Coreia do Norte, e Donald Trump. A cimeira destes dois egos do tamanho de um rocket intercontinental, sabia-se, seria disputada em todos os campos. No político, no das palavras, no dos carros e até na estatura. Kim não quis ser ofuscado pelos 1,90 metros de altura do norte-americano e recorreu a uma medida desesperada: aos seus 1,70 metros juntou mais uns quantos centímetros com um acrescento aos sapatos. O pormenor não passou despercebido.

Com um formato pouco comum, os sapatos do líder coreano aparentavam ter uma cunha interna para dar-lhe algua altura extra – fator essencial, como se sabe, nesta coisa de evitar uma guerra nuclear que destrua a vida no planeta.

Esta não é uma novidade na moda masculina e muito menos no mundo da política. Homens baixos como Nicolas Sarkozy e Sílvio Berlusconi são também adeptos dos sapatos com cunha. Até Tom Cruise não dispensava um bom salto e este ou aquele ângulo mais abonatório nas filmagens. Tudo para parecer mais altos do que são na realidade.

Os sapatos com cunha para homem podem ser bem mais caros do que os normais (até porque muitos são feitos à medida) e mesmo as cunhas amovíveis não são a solução mais simpática. Felizmente, há outras formas mais simples de parecer instantaneamente mais alto. É tudo uma questão de ilusão ótica. Carregue na galeria para descobrir os truques que lhe vão dar os centímetros que lhe faltam.

Outros artigos de Barba e camisa

Últimos artigos da 4MEN