Barba e camisa

Saiba como pode ter o cabelo de Jon Snow

Deixar crescer, tratar dos caracóis e fazer os penteados é mais fácil do que conquistar o Torno dé Ferro. A 4MEN falou com uma especialista e conta-lhe os truques.

Nunca vai poder tornar-se no Rei do Norte, no Comandante da Patrulha da Noite, num Stark ou num Targaryen. Pode, contudo, roubar um pouco do estilo que torna Jon Snow – ou devemos chamar-lhe Aegon Tatgaryen? – na estrela com mais pinta do elenco de “A Guerra dos Tronos”. O segredo está no cabelo.

Para descobrirmos a fórmula secreta que transforma este penteado aparentemente datado num look cool, falámos com Olga Ferreira-Hilario, art director do Slash Creative Hair Studio, em Lisboa. Formada em Londres, trabalha como hairstylist há 15 anos e já fez as semanas da moda de Porto, Lisboa, Paris e Londres. Fundou o Slash Creative Hair Studio em 2015 e é aí que tem penteado nomes como Marta Melro, Andreia Rodrigues ou Paula Lobo Antunes. Em dezembro de 2017 tornou-se na primeira hairstylist portuguesa a conseguir o estatuto internacional de Mastered.

Os longos cabelos encaracolados podem tornar-se num desafio para a maioria dos homens. Tenha ou não o cabelo com caracóis, terá que deixá-lo crescer. Aqui há um requisito muito importante: paciência.

“Normalmente deixa-se crescer a parte de cima primeiro e vai-se aparando a nuca até todo o cabelo ficar igual. Depois é escadeado e pode deixar-se continuar a crescer”, explica Olga.

Depois de conseguir chegar ao tamanho ideal – e mesmo no processo de crescimento – é também importante que cuide bem do seu cabelo. Se já tem caracóis naturais, a especialista recomenda que escolha uma gama de produtos próprios para esse tipo de cabelos. Para quem os tem mais lisos ou oleosos, o principal objetivo vai ser conseguir dar volume, por isso deve apostar numa linha de produtos específica para o efeito.

“Quando o cabelo fica mais comprido também é importante usar um bom condicionador para não deixar as pontas secas”, lembra.

De caracóis ao vento

Depois de conseguir o comprimento ideal, basta mantê-lo e ter alguns cuidados para que fique tal e qual o personagem. Para passear-se com a volumosa cabeleira de aspeto sedoso sem parecer que não toma banho desde o século passado, precisa de lavar o cabelo e secá-lo com uma toalha. Depois aplique um creme específico para definir caracóis.

O passo seguinte é usar um difusor na velocidade mínima para secar o cabelo até 80%, de preferência de cabeça para baixo, “para dar um pouco de volume”. E está pronto para conquistar Westeros.

Os homens com cabelo liso precisam de um pouco mais de tempo e paciência para conseguir os belos caracóis. Depois de lavar o cabelo, é preciso secá-lo com o secador e aplicar um protetor térmico.

Para conseguir criar a ondulação em secções médias e finas, necessita de um ferro modelador de 19 milímetros. Encaracola o cabelo todo, sempre em pequenas porções, e no final basta passar os dedos como se fossem um pente para ficar com aquele aspeto mais despenteado.

“Outra opção é fazer uma permanente e aí já se aplica a mesma técnica usada pelas pessoas com caracóis”.

Aposte no man-bun

Provavelmente inspirado no penteado de Ned Stark, quem diria que os homens de Westeros e do Norte adotariam aquele que é um dos penteados da moda dos últimos anos, o man-bun. Para conseguir dar este aspeto mais cuidado aos seus caracóis tem que lavar o cabelo, secá-lo com a toalha e aplicar um creme leave-in misturado com um pouco de gel forte.

Depois faça uma secção de orelha a orelha na horizontal e apanhe a parte de cima com um elástico em rabo de cavalo. Enrole o cabelo deste rabo de cavalo à volta da própria base e prenda com um elástico. Deixe secar e se for necessário, aplique mais creme para controlar o frizz. “Atenção: não aplicar produto a mais para não ficar com um ar muito molhado”, alerta Olga Ferreira-Hilário.

Saiba como pode ter o cabelo de Jon Snow

Esta técnica também funciona para cabelos lisos. Pode fazê-la diretamente no seu cabelo natural ou aplicar primeiro a técnica para criar os caracóis e só depois passar ao man-bun.

Agora que já sabe como conseguir o look de Jon Snow, corra para o sofá porque o inverno está a chegar.

Outros artigos de Barba e camisa

Últimos artigos da 4MEN