Barba e camisa

5 cuidados de beleza que todos os homens devem ter – as mulheres agradecem

É tudo muito simples e há pormenores que fazem toda a diferença. Vai ver que não custa nada.

No filme “O Que As Mulheres Querem”, um acidente dá à personagem de Mel Gibson um poder mágico: ouvir o que vai na cabeça das mulheres. O que parece um pesadelo, rapidamente se transforma num dom valioso. Afinal, qual é o homem que não gostaria de saber o que é que elas pensam? Tudo não passou de um devaneio do argumentista, mas não é completamente impossível tentar adivinhar o que é que elas esperam de nós, principalmente no que toca ao grooming.

O que é isto? Bem, no fundo, são os cuidados pessoais que todos os homens (e mulheres) devem ter para estarem sempre impecavelmente apresentáveis. Como as mulheres já vão a léguas de distância nesta prática diária, é normal que os homens, ainda meio desajeitados, cometam pequenos grandes erros, mesmo sem a noção dos danos que eles podem causar.

Seguem-se cinco erros que não vai querer repetir. Simples, fáceis, imprescindíveis. Um investimento para a vida.

O primeiro é, talvez, o que mais vezes acontece – e serve tanto para a barba como para o cabelo. Corta-se o mais possível, deixa-se crescer até já não se aguentar mais e mesmo na última, zás, máquina zero que é para não perder tempo nos próximos meses. Numa palavra: horrível.

Vale a pena fazer um corte adequado ao tipo de rosto, estilo, gosto pessoal e ir fazendo a manutenção – idealmente de três em três semanas – para dar a ideia de que está sempre igual, ou seja, bem.

Ainda dentro do mesmo tema, não ignore a queda do cabelo. Existem produtos apropriados para travar este processo e no caso do problema persistir, procure um dermatologista.

hidratação deve ser encarada como um assunto sério, até porque faz maravilhas à sua pele. Beber os tais 1,5 litros de água por dia é perfeito, mas não deve ficar por aqui. Hoje já existem produtos especializados (e com protector solar) para homens. A pele – quer a da cara, quer a do corpo – agradecem.

Perfume, colónia, use o que preferir e, no fundo, aquela que se identificar melhor com a sua personalidade. Gostos à parte, preste atenção (muita) às quantidades. Use, sim. Mas não abuse. Menos é mais, certo?

Este pormenor é visível e muito importante. O corte de unhas deve seguir a linha da barba e do cabelo. Nem demasiado curtas, nem demasiado compridas. O ideal é que a manutenção seja feita uma vez por semana – e essa regra aplica-se às mãos e aos pés.

Por último, e não menos importante, assuma o seu estilo. Não baralhe tendências com o seu gosto pessoal, conforto com tecidos preferidos. Lembre-se que a sua aparência revela aquilo que você é sem precisar de usar palavras.

Outros artigos de Barba e camisa

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?