Barba e camisa

Corvatt: as novas gravatas portuguesas são giras e não custam uma fortuna

A marca foi lançada no final de 2018 e quer conquistar os homens pela qualidade e preço das peças.

O que fazem dois amigos da área da Economia quando não encontram boas gravatas que não custem uma fortuna? Criam a sua própria marca. Foi assim que nasceu em dezembro a Corvatt, a nova marca portuguesa exclusivamente de gravatas.

“A nossa marca nasceu da necessidade de encontrar uma marca de gravatas com estilo mas que fosse acessível”, explica à 4MEN Tomás Andrade e Sousa, um dos sócios fundadores da empresa. “Sentíamos essa falta e por isso decidimos criar uma marca para todas as pessoas que, como nós, sentissem isso. Não só para trabalho como para outras ocasiões formais como casamentos ou festas”.

Tomás, 27, e o seu sócio António, 28, conheceram-se na faculdade enquanto estudavam Eonomia. Atualmente ligados à área das finanças e da consultoria, já viveram e trabalharam em quase todo o lado: de Itália a Inglarerra, passando pela Nova Zelândia. Tomás vive hoje em Kuala Lumpur, na Malásia. E por onde passaram, sempre se habituaram a usar a gravata como parte da farda diária

Foi precisamente por usarem o acessório com frequência e sentirem que as boas marcas eram demasiado caras – e também que as que tinham preços mais acessíveis não tinham um design de qualidade, que resolveram lançar-se o seu negócio. Sem deixar de lado os respetivos empregos a tempo inteiro, começaram a desenvolver a Corvatt no início de 2018.

As gravatas da Corvatt têm design português e são feitas em Itália

Desde a ideia inicial até ao lançamento passou cerca de um ano, período que aproveitaram para contactar designers e fornecedores. Desenharam o conceito da marca e ganharam mais um sócio, Francisco, irmão de um amigo que ficou interessado no projeto, também ele um amante de gravatas.

Gravatas com personalidades diferentes

Sempre com o objetivo de “oferecer um padrão de qualidade” e de garantir aos clientes que podem encontrar uma gravata “elegante e com a garantia de que vai ficar bem”, a Corvatt arrisca em padrões mais arrojados. “Isto permite sair da rotina ou obrigação de usar gravata. Quisemos construir a nossa história com homens de várias épocas e locais”, diz Tomás.

A inspiração chega de todo o lado e embora haja uma forte presença das raízes portuguesas, o design tem influência de todas as viagens e países onde os sócios viveram. Com isto, a coleção da Corvatt divide-se em dois tipos de personas: o The Bull e o The Jazz Man. O primeiro é mais clássico e discreto, embora siga as tendências da moda, e conta com 17 designs diferentes. Já o segundo é mais irreverente, procura estar na moda mas ser original ao mesmo tempo e soma 24 designs.

As gravatas são desenhadas em Portugal, mas a confeção é feita em Itália, “com seda italiana da melhor qualidade e numa fábrica que também produz para marcas como a Gucci ou a Louis Vuitton”.

Pode escolher entre os modelos clássicos, da linha The Bull, e os mais arrojados, da linha The Jazz Man

Balanço e perspetivas

Essa elegância e boa relação de qualidade-preço parece estar a agradar aos clientes. Em pouco mais de um mês, a Corvatt superou as expectativas dos criadores. E não são só os amigos que compram. Cerca de 10% a 15% dos compradores são já clientes fora de Portugal.

Mesmo com o sucesso inicial que estão a ter, os sócios dizem que não se deixam deslumbrar. “Queremos construir a marca gradualmente, queremos que cresça organicamente”. Para já, o próximo passo é preparar a época dos casamentos e desenhar algumas novidades para este ano.

As gravatas da Corvatt custam entre 49€ e 59€ e estão à venda no site da marca. Já há contactos para começarem a ser vendidas numa loja no Chiado, em Lisboa, e a ideia é poder levar as peças para lojas no estrangeiro, embora ainda não tenham sido feitos contactos nesse sentido. Mais tarde, o objetivo de ouro: abrir uma loja própria em Lisboa. “Seria interessante, é um dos nossos objetivos, mas embora tenhamos a ambição alta, queremos crescer naturalmente”.

Escolhemos algumas das gravas mais giras da coleção da Corvatt que pode comprar já. Carregue na galeria para as conhecer.

Outros artigos de Barba e camisa

Últimos artigos da 4MEN