Barba e camisa

Fresco no verão e quente no inverno. Eles inventaram um tecido mágico

A invenção resulta de um estudo da Universidade de Maryland e os primeiros a testá-la vão ser hospitais e atletas de alta competição.

Sai de casa e tem frio, entra no carro liga o aquecimento, sai à rua e volta o frio, entra no escritório e está um calor insuportável. É este o cenário no inverno, mas no verão acontece precisamente o oposto. Seja como for, nunca estamos satisfeitos com a temperatura e ou estamos a tremer de frio ou a transpirar. Não há um meio-termo. Ou não havia.

Cientistas da Universidade de Maryland criaram um tecido capaz de regular a temperatura corporal e não deixar que tenha demasiado frio nem calor. Acabaram-se as guerras para definir a temperatura ideal do ar condicionado. Com este tecido, não importa a temperatura exterior, já que o seu corpo vai manter sempre o equilíbrio.

Este tecido é composto por dois tipos de materiais sintéticos nos seus fios revestidos por nanotubos de carbono: um absorve a água e o outro repele-a. Ao mesmo tempo, as fibras expandem ou contraem conforme a temperatura.

Segundo o “Fast Company”, se estiver com calor e a transpirar, as fibras vão deixar o calor passar e a humidade evaporar. Pelo contrário, se estiver com frio os nanotubos vão expandir-se e bloquear os poros do tecido, o que resulta no bloqueio do calor, que ao não sair vai aquecê-lo.

Fresco no verão e quente no inverno. Eles inventaram um tecido mágico

O estudofoi publicado a 8 de fevereiro no jornal “Science” e o objetivo inicial passava por encontrar uma boa solução de tecidos para hospitais e desportistas de alta competição, no entanto, este tecido é também bom para os idosos, bebés e pessoas com necessidades especiais.

De acordo com o “MIT Technology Review”, este tecido inovador pode ser tingido e moldado conforme se queira e lavado na máquina tal como as roupas normais, o que o torna ainda mais interessante para o público em geral.

Ao “Fast Company”, YuHuang Wang, um dos investigadores, disse que não há limites para a aplicação deste tecido e que estão à procura de parceiros para poder produzi-lo em grande escala.

Outros artigos de Barba e camisa

Últimos artigos da 4MEN