Barba e camisa

Robert Downey Jr.: o Iron Man a quem podemos roubar o estilo

Do look gentleman ao mais excêntrico, já vimos o ator de várias formas. Esta quinta-feira estreia o último filme da saga Avengers.

Sim, chegou o momento mais aguardado pelos fãs de super-heróis. O filme “Vingadores: Endgame” estreia esta quinta-feira, 25 de abril, e mais uma vez encontramos o charmoso e tresloucado Robert Downey Jr. no papel de Tony Stark ou Homem de Ferro. Mais do que salvar o mundo, o ator americano pode ser um verdadeiro exemplo para quem procura um estilo elegante sem perder personalidade.

Depois do estado de destruição em que ficou o Universo no último filme da saga, os Vingadores vão tentar reparar os danos e restaurar a ordem. Nessa tarefa, o personagem de Robert Downey Jr. contracena com Scarlett Johansson, Chris Evans, Brie Larson, Chris Hemsworth, Tom Holland, Paul Rudd ou Josh Brolin.

Entre a saga “Vingadores” e o próprio “Homem de Ferro”, Robert já representou o super-herói por dez vezes, sendo um dos papéis a que mais o associamos. Ainda assim, não quer dizer que essa seja a única boa prestação da carreira do americano. Muito longe disso. “Chaplin”, “Ally McBeal”, “Kiss Kiss Bang Bang” ou “Sherlock Holmes” são apenas alguns dos exemplos da longa e premiada carreira do ator.

Os bons desempenhos em “Ally McBeal” e em “Sherlock Holmes” valeram-lhe dois Globos de Ouro, embora conte no currículo com outros pequenos prémios e muito mais nomeações — inclusive para Óscares, por “Chaplin” e “Tropic Thunder”.

Atualmente com 54 anos, Robert fez as primeiras aparições no mundo do cinema e da representação com apenas cinco anos, em “Pound”. O motivo é simples: é filho do também ator e realizador Robert John Downey Sr., que realizou o filme. Ainda assim, não se pense que o americano teve uma vida facilitada. A adição ao álcool e às drogas levaram-no à cadeia várias vezes entre 1996 e 2001, puseram fim ao casamento com Deborah Falconer e quase acabaram a sua vida em Hollywood. Fez reabilitação e agarrou-se novamente à carreira, que desde essa altura só tem vindo a crescer.

Mantendo sempre um look que combina o clássico, o futurista e o louco, Robert Downey Jr. pode ser considerado um exemplo de estilo. Não é necessário chegarmos ao extremo dos looks mais surreais com que o americano já foi visto — e que incluíam misturas de padrões e cores bastante chamativos —, basta fixar os detalhes. É exatamente aí que o ator ganha pontos. Tudo porque dá a cada conjunto um toque de personalidade, mesmo nos mais formais. Exemplo disso são as várias formas como combina fatos sóbrios com sapatilhas robustas, botas de estilo militar com fatos clássicos ou usa simplesmente fatos menos tradicionais.

Em entrevista à “GQ”, Robert explicou que demora muito pouco tempo a arranjar-se de manhã porque escolhe tudo na noite anterior. Deixa preparada a roupa que vai usar para fazer exercício e aquela que vai mudar depois do treino e que será o seu look do dia. “Se eu fosse fazer isso de manhã […] eu diria seis horas”, concluiu.

Carregue na galeria para ver os melhores looks de Robert Downey Jr. e onde pode comprar as peças para copiá-los. Depois só tem que ir passear o seu charme de super-herói.

Outros artigos de Barba e camisa

Últimos artigos da 4MEN