Bem-estar

5 receitas de pão sem glúten e vegan para fazer em casa

Fazem todas parte de "O Livro do Pão Sem Glúten", que traz mais de 60 sugestões.
Depois diga que são somos seus amigos.

Há cada vez mais pessoas a optar por uma dieta sem glúten — ou porque sofrem de doença celíaca ou por opção. Em ambos os casos, é possível que exista um pensamento imediato: “Nunca mais posso voltar a pôr um pedaço de pão na boca?”

Primeiro, é importante relembrar o que é o glúten: “Uma proteína insolúvel em água que se forma quando as proteínas gluteninas e prolaminas se misturam com água. O glúten não existe na natureza. Ou seja, sem água, não existe glúten”, explica Ângela Silva no “O Livro do Pão Sem Glúten” (17,90€), lançado a 19 de setembro.

Na prática, se for realmente celíaco, esta proteína pode significar dores de estômago e de cabeça, inchaço, azia, dores nas articulações, insónias e confusão mental, por exemplo.

A pensar nisso — e a quem não quer dizer adeus ao pão — a também criadora das marcas de pão biológico Miolo e Bão juntou num livro as suas mais de 60 receitas sem glúten, sem lactose e 100 por cento vegan.

Trigo sarraceno, aveia, teff, millet e óleo de coco são alguns dos superalimentos utilizados nestas versões que, segundo a autora do livro editado pela Manuscrito, servem para qualquer altura do dia.

Temos cinco receitas dos pães mais básicos do livro para experimentar em casa. Carregue na galeria e tome nota de todas.

Outros artigos de Bem-estar

Últimos artigos da 4MEN