Bem-estar

Esqueça o xarope. O chocolate é o melhor remédio para a tosse

Um estudo revela que a guloseima tem um efeito inibitório sobre as próprias terminações nervosas e acalma a vontade de tossir.

Embora não precise de qualquer remissão de culpa, temos a desculpa perfeita para comer chocolate quando se sentir doente. Já todos ouvimos que limão e mel são bons remédios para a tosse, mas segundo Alyn Morice, chefe de estudos cardiovasculares e respiratórios na Universidade de Hull e membro fundador da Sociedade Internacional do Estudo da Tosse, o chocolate é mais eficaz. Além disso, ajuda a resolver problemas respiratórios e atua mais rapidamente do que medicamentos habitualmente usados, como o xarope.

Morice e a sua equipa levaram a cabo um estudo a que chamaram ROCOCO e que envolveu 163 pacientes aleatórios. Ao comparar dois grupos, os resultados demonstraram que os que tomavam o medicamento à base de chocolate tiveram uma melhoria significativa dos sintomas em dois dias, quando comparados com os que foram tratados com medicamentos tradicionais .

Por muito estranha que possa parecer a ideia de que o chocolate pode curar uma tosse, o grupo de cientistas acredita que os benefícios se devem principalmente às propriedades demulcentes do cacau, ou seja, funciona como agente que forma uma camada calmante sobre a membrana mucosa, aliviando pequenas dores e a inflamação da membrana.

A própria textura do chocolate é que atua como alívio instantâneo. Os medicamentos para a tosse que contêm chocolate são mais pegajosos e mais viscosos que os comuns, formando uma camada que protege as terminações nervosas na garganta, consequentemente controlando a vontade de tossir.

O médico considera que o chocolate pode ter “uma atividade farmacológica, com um efeito inibitório sobre as próprias terminações nervosas”, assinalou ao “Daily Mail”. Ressalva que, no entanto, “beber chocolate quente não terá o mesmo efeito, já que o cacau não está em contacto com a garganta o tempo suficiente para formar uma camada protetora” e aconselha a deixar dissolver um quadrado lentamente na boca “para ser mais eficaz”. Os resultados da investigação serão publicados dentro dos próximos 12 meses.

No entanto, o conclusão não é nova, já que uma equipa do Imperial College, em Londres, também publicou um estudo, em 2004, que revelava que a teobromina, um químico encontrado no cacau, é mais eficaz em acalmar tosse do que a codeína – um ingrediente frequentemente usado em remédios para tosse.

Outros artigos de Bem-estar

Últimos artigos da 4MEN