Bem-estar

A dieta com que pode emagrecer sem passar fome

É um dos métodos mais comentados do momento. Explicamos-lhe porquê.

Reduzir as quantidades de comida, eliminar alimentos e substituí-los apenas por supostos produtos milagrosos. Quando se quer perder peso a todo custo é o vale tudo. Mas saiba que para perder peso só precisa de aprender a comer e há uma dieta que o prova.

Estamos a falar do método ALEA, criado María Astudillo e Roberto Cabo, dois especialistas em nutrição. Segundo o que dizem, não só é possível perder dois a cinco quilos por mês, como irá sentir-se saciado.

“De facto, esta dieta não é nada mais nada menos do que aprender a comer. E isto, sim, é um estilo de vida saudável. Se aprendermos a ter hábitos alimentares saudáveis conseguimos perder peso de forma equilibrada e sustentada. É como este método diz: não se trata de dizer não a tudo, mas dizer que sim de outra maneira“, explica a nutricionista Maria Gama.

Basicamente, esta dieta baseia-se numa alimentação variada e nas proporções adequadas o que, de acordo com a especialista, também acontece na alimentação mediterrânea, em Portugal.

“Uma das ferramentas utilizada é o registo dos erros alimentares, o que pode ser uma estratégia para quem precisa de um maior controlo. É que assim apercebe-se dos erros que podem estar a fazer com que não se consiga emagrecer”, acrescenta a também autora do blogue “Põe-te na Linha“.

O que se pode comer nesta dieta?

Há algumas regras que se deve seguir, mas não são restrições. Por exemplo, deve consumir vegetais duas por dia e frutas três vezes. Os lacticínios, como leite, iogurte e queijo, devem fazer parte da rotina alimentar diária, pelo menos, duas quatro vezes num dia.

O arroz, a massa e as batatas devem constar apenas uma a duas vezes por semana. Já os legumes, carnes e peixes são duas a três vezes por semana. Quanto aos ovos, três ou quatro é o ideal. A seitan, tofu, tempeh, soja e outros derivados podem fazer parte da alimentação três a seis vezes por semana.

Outros artigos de Bem-estar

Últimos artigos da 4MEN