Bem-estar

Esta é a receita do melhor húmus para comer durante a dieta

É uma versão nutritiva e mais colorida do que o original. Tome nota da receita.
Que maravilha.

O húmus é um prato típico árabe feito, originalmente, a partir do grão de bico e especiarias. Destaca-se pelo seu teor em proteína vegetal, ferro, vitamina C e pela riqueza em fibra. Portanto, parece uma alternativa super saudável — e é mesmo. Contudo, deve ter atenção à lista de ingredientes das versões vendidas nos supermercados. Ou, então, opta pelo mais seguro: fazer húmus em casa.

“Este húmus de grão e cenoura assados com curcuma é a alternativa perfeita para um snack saudável ou uma entrada de um almoço e jantar”, diz a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue “Loveat“.

Do que precisa (para uma taça média)

— 400 gramas de grão de bico cozido;
— Uma cenoura grande;
— Uma colher de chá de mistura para Golden Milk ou uma colher de café de curcuma em pó com uma pitada de pimenta preta;
— Duas colheres de sopa de tahini;
— Sumo de meio limão;
— Um dente de alho;
— Um fio de azeite;
— Água (a gosto);
— Sal (a gosto);
— Sementes de sésamo pretas (a gosto)
— Uma courgette ralada;
— Tostas de sésamo.

Como se faz

Comece por passar o grão de bico e a cenoura descascada e cortada em cubos para um tabuleiro de forno, com um fio de azeite e a mistura do Golden Milk. Envolva e asse durante 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.

Entretanto, deve pôr o sal, o tahini, o sumo de limão e o alho num processador e triture até formar um creme. Junte mais azeite para acertar a textura e ficar mais cremoso.

Sirva com sementes de sésamo e um fio de azeite por cima. Para o empratamento, barre numa tosta integral e polvilhe com courgette ralada para um toque mais fresco.

Mas há mais: também lhe damos cinco alternativas de petiscos saudáveis que pode pôr no pão. Carregue na galeria para os conhecer.