Bem-estar

A máquina do ginásio que todos deviam experimentar – e que quase ninguém usa

Queima cerca de 125 calorias em 10 minutos, é um excelente exercício de cardio e nunca tem filas.

Se vai ao ginásio com frequência, já deve ter reparado que há filas para tudo. Seja para a passadeira, para o supino ou para o deadlift. Raramente há pessoas à sua frente para a máquina de remo. E não sabem o que estão a perder.

O remo é um excelente exercício cardiovascular, mas é também uma atividade altamente desgastante. “É uma excelente opção para quem quer fazer treino cardiovascular. Exige muito do corpo, pelo que é importante começar devagar e trabalhar a técnica. Em média, uma pessoa queima cerca de 12,5 calorias por minuto, contra as dez na passadeira”, explica à 4MEN o personal trainer Tiago Miguel Silva.

As contas são simples de se fazer. Se em dez minutos a correr gastar 100 calorias, a remar consegue chegar às 125. A escolha parece ser simples. “Se a pessoa tiver um bom controlo, facilmente conseguirá queimar muitas calorias, sem precisar de aplicar muita intensidade e limitar as dores”, frisa o personal trainer.

Além disso, o remo é dos poucos exercícios que vai encontrar no ginásio que lhe permite treinar todos os grupos musculares. Naturalmente, o impacto será maior nos braços pernas e no core, mas é preciso ter cuidado com a forma como o faz.

“É uma atividade que cria algum desgaste articular, tanto nos joelhos como nas costas, sobretudo se a técnica não for muito boa e o corpo não estiver minimamente preparado”, alerta o personal trainer. Na opinião de Tiago Miguel Silva, o remo não deve ser usado por pessoas com pouca experiência de treino.

Por isso, antes de se sentar no remo, é importante certificar-se que está em boa forma física. E, tão importante quanto isso, é desenvolver a técnica.

Para remar como um profissional e otimizar o treino, só tem que seguir as intruções. Puxe a barra até à linha do umbigo enquanto mantém os cotovelos o mais próximo possível do tronco. Estenda bem os braços e certifique-se que as mãos não batem nos joelhos. Quando regressar à posição inicial, respire profundamente e volte a puxar, primeiro as pernas e só depois os braços.

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