Bem-estar

Os únicos croquetes que não o vão deixar mais gordo — os únicos

É uma versão sem gordura, vegan e que pode incluir na dieta. Tome nota dos ingredientes.

Hoje em dia, são raras as receitas que não se conseguem transformar em versões mais saudáveis. Alternativas não faltam. Veja lá que até é possível criar salgados amigos da dieta.

Os croquetes de tofu, sugeridos pela nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, são um deles. É uma versão vegan que não é frita, nem está cheia de gordura. Além disso, o tofu é uma ótima fonte de vitamina B12 e aminoácidos essenciais. Isto não significa que os deva comer todos os dias — o que é em excesso faz mal —, mas são uma uma boa opção para quando estiver com vontade de atacar salgados.

“É uma receita super simples e deliciosa para fazer em casa e acompanhar com um belo arroz de tomate ou uma salada, por exemplo”, sugere a também autora do blogue “Loveat“.

Do que precisa (para quatro pessoas)

— 250 gramas de tofu;
— 45 gramas de sementes de linhaça;
— 20 gramas de pasta miso;
— Um ovo;
— 80 gramas de farinha de amêndoa;
— Uma colher de café de orégãos;
— Uma colher de café de paprika fumada em pó;
— Uma pitada de curcuma em pó.

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Moa as sementes de linhaça e reserve. Passe o tofu para uma taça. Adicione as sementes de linhaça moídas, o miso, os orégãos, a curcuma e a paprika. Com a ajuda de um garfo, esmague bem para incorporar os ingredientes. Reserve durante 30 minutos.

Em seguida, passa o ovo para uma taça e bata durante cerca de um minuto. Noutra taça, deve estar a farinha de amêndoa. Forme croquetes do tamanho de bolas de golfe ou pequenos nuggets com a preparação de tofu, passe pelo ovo e, logo depois, pela amêndoa moída. Ponha tudo num tabuleiro de ir ao forno. Repita o processo com a restante massa.

Não se esqueça de pôr um fio de azeite por cima. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos e sirva.