Bem-estar

Pão de batata doce para comer sem estragar a dieta

A preparação desta receita é muito rápida e devorá-la vai ser ainda mais.

Uma delícia.

É um hidrato de carbono com bastante teor de fibra e que permite manter os níveis de saciedade, o que ajuda na dieta. Mas há mais: sabia que não consumir hidratos de carbono desregula o açúcar no sangue, tendo tendência a sentir-se mais cansado e irritado? É por isso que deve privilegiar o consumo de batata doce.

Temos uma receita com este superalimento que vai querer experimentar. É pão de batata doce que pode comer sem estragar a dieta. A sua preparação é rápida. Já a confeção é mais demorada, mas fica a cargo do forno.

“Foi uma receita que experimentei e que seria para bolo, mas acabou por se tornar um pão. E sinceramente fica melhor assim porque não é muito doce”, conta a nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“.

Do que precisa

— 730 gramas de batata doce cozida sem casca;
— 160 gramas de farinha de trigo sarraceno;
— 140 gramas de farinha de arroz;
— 300 mililitros de bebida vegetal;
— Três ovos;
— Oito tâmaras;
— Fermento (q.b.);
— Bicarbonato de sódio (q.b.);
— Duas colheres de sopa de canela;
— Uma colher de sopa de azeite.

Como se faz

Comece pré-aquecer o forno a 180 graus. Depois, reduza a batata doce a puré no processador de alimentos. Reserve. Junte todos os ingredientes secos numa tigela (farinhas, fermento, bicarbonato de sódio e a canela) e misture. Bata os ovos com a bebida vegetal e o azeite, e junte à mistura anterior, mexendo até ficar homogéneo.

No processador de alimentos triture as tâmaras com um pouco de água até ficar líquido e junte. Por fim, junte o puré de batata doce e envolva tudo. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos a 180 graus. Deixe arrefecer e corte em fatias fininhas. Pode guardar em marmitas ou congelar para ter para o resto da semana.

Outros artigos de Bem-estar

Últimos artigos da 4MEN