Bem-estar

Pare de ignorar este alimento que tem em casa — ele ajuda na perda de peso

Tem 16 calorias por 100 gramas e é rico em ferro, potássio e betacaroteno. Diga olá ao pepino.

O pepino, além de ser um bom hidratante para a pele, pode ser um ótimo aliado no processo de perda de peso. Se não acredita, é muito provável que a composição nutricional deste alimento o faça mudar de ideias: ele tem 16 calorias por 100 gramas. Além disso, é rico em ferro, potássio, betacaroteno e nas vitaminas A, B e C, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Contudo, não é só isso que o torna um alimento essencial na dieta. Segundo a nutricionista Maria Gama, tem tudo a ver com o facto de 95 por cento da sua composição ser água, ajudando também na hidratação — um fator fundamental para quem está a tentar emagrecer.

Como se não bastasse, é um alimento conhecido pelas suas propriedades diuréticas e depurativas. Por isso, incluí-lo na alimentação vai ajudar a eliminar líquidos e toxinas e, como consequência, ajudar a ter uma barriga mais lisa.

Mas atenção: a também autora do blogue “Põe-te na Linha” deixa bem claro que o pepino não vai ser o milagre que o irá fazer emagrecer.

“Este alimento é apenas um aliado e uma boa alternativa para incluir nos lanches e refeições já que, quando comparado a outros alimentos mais calóricos, pode ajudar neste objetivo”, explica.

Remover imagem de destaque

Há mais benefícios no seu consumo?

O pepino é, de uma forma geral, um ótimo remédio para a saúde. Ele ajuda a melhorar a circulação sanguínea, assim como o trânsito intestinal. Não faltam também estudos que revelam que é uma ótima ajuda a manter a saúde da pele, do cabelos, dos olhos e até das unhas.

Outro dos benefícios mais comentados está relacionado com o seu elevador teor em potássio, que pode ajudar a manter o coração o mais saudável possível.

O pepino pode ser consumido cru ou triturado em sumos. Temos quatro receitas que pode começar por experimentar. Carregue na galeria e descubra quais são.

Outros artigos de Bem-estar

Últimos artigos da 4MEN