Bem-estar

Há um trilho magnífico por descobrir entre a serra e o mar

De Quiaios à Serra da Boa Viagem, mar e serra nunca se perdem de vista. O percurso é fácil, dura três horas e percorre dunas, passadiços, serra e miradouros.
Carregue nas setas para ver mais imagens

Percorrer um local idílico, com vista mar e rodeado pela majestosa beleza da Serra da Boa Viagem, não é um luxo. Só tem de calçar as sapatilhas e fazer-se ao caminho para aproveitar a experiência. Da praia, avista-se a serra e, da serra, também se espreita a praia, sem nunca se perderem de vista.

O trilho é circular e fácil de percorrer. Passa por dunas, pela serra, por vários miradouros e há sinais do oceano em todo o percurso. O trajeto parte de Quiaios, atravessa parte da Serra da Boa Viagem e regressar ao ponto de partida, num total de 7,95 quilómetros que se fazem em aproximadamente 3h10.

A caminhada começa na praia de Quiaios, inserida numa paisagem que combina uma vastidão de vegetação com uma enorme extensão de areal. Um longo passadiço de madeira fá-lo-a chegar à praia. A partir desta zona poderá desfrutar não só do mar, como também de toda a natureza envolvente, tal como a serra imponente que se debruça na costa.

Saindo da praia, segue por um trilho de floresta para a povoação da Murtinheira. Passa pelos passadiços existentes em direção a norte, mas rapidamente vira as costas ao oceano em direção à Serra da Boa Viagem. Já na aldeia, após percorrer alguns metros em alcatrão, há uma subida difícil em direcção à Capela Senhor dos Aflitos. A partir daqui, entra novamente em trilho de montanha, com uma subida mais acentuada até ao alto da serra. Não hesite em fazer paragens para observar a Praia de Quiaios bem ao fundo.

Ao chegar ao alto da serra, vire à esquerda e percorra o caminho mais encostado possível à encosta até chegar ao Miradouro da Bandeira, cuja vista é inigualável: uma visão única de toda a planície costeira. Agora já no alto da montanha, através de um caminho em terra batida sem qualquer dificuldade técnica, pode seguir em direcção ao Marco Geodésico, um miradouro natural.

O regresso é feito, sem surpresas, a descer, passando por um caminho largo e, depois, um trilho de montanha, entre muitos arbustos até ao Monumento Natural do Cabo Mondego. O local tem sido alvo de muitas investigações, dado tratar-se de um fenómeno geológico com um conjunto de afloramentos jurássicos. Daqui, o trilho passa entre o Vale da Anta e termina junto ao caminho de terra batida que liga ao Farol do Cabo Mondego.

Continue a descida em direcção à praia, passando por um trilho bem demarcado. Vá pela areia da praia até à povoação da Murtinheira. A praia da zona é muito procurada pelos praticantes de surf e de bodyboard, assim como por nudistas, em áreas mais reservadas. Nesta aldeia, os passadiços existentes levam-no até Quiaios e ao inicio do percurso.

A serra poderá ter zonas com temperaturas díspares, convém levar roupa adequada para proteger-se.

Powered by Wikiloc