Bem-estar

Truques para ter sempre um pequeno-almoço saudável

Pare de usar a falta de tempo como desculpa e aproveite sugestões simples para não saltar a refeição matinal. Escolhemos algumas receitas para o ajudar.

Qualquer desculpa esfarrapada é suficiente para saltar o pequeno-almoço. Falta de apetite ao acordar, falta de tempo, preguiça. É preciso rever este costume. Já deve ter ouvido mil vezes que a primeira refeição do dia é uma das mais importantes. E é verdade. Além de ajudar o corpo a acordar com mais energia, fornece nutrientes importantes e evita compulsão alimentar no período da tarde.

Mesmo quando acorda sem muita fome, é fundamental manter-se fiel ao pequeno-almoço em casa. Maria Gama, nutricionista e autora do blogue “Põe-te na Linha“, explica que precisamos ter o controlo da rotina e não fazer a refeição a caminho do trabalho ou no café da esquina: “Em casa sabemos exatamente de onde vem a comida, fazemos melhores escolhas e não estamos a olhar para a estrada ao mesmo tempo que comemos”.

Outra dica da nutricionista para uma refeição matinal mais saudável é organizar-se para fazer as compras semanalmente e deixar o frigorífico repleto de alimentos que facilitem a sua vida. “Fazer compras diariamente deixa qualquer um stressado. Pode comprar mais alimentos que têm um prazo de validade maior como flocos de aveia, iogurtes e leite. Assim evita ir ao supermercado todo dia”, diz a especialista.

Se preferir dormir uns minutos a mais do que acordar cedo para fazer um pequeno-almoço completo, que tal aproveitar os dias mais tranquilos para preparar panquecas e waffles e guardar no frigorífico para o resto da semana?

“Há pessoas que já estão habituadas a preparar panquecas pela manhã, mas para a maioria das pessoas torna-se muito difícil. Por isso mesmo, se já as tiverem prontas, garanto que começarão a manhã de forma saudável e cheia de prazer. É só aquecerem no microondas, juntarem fruta, iogurte ou outra coisa a vosso gosto”, indica a nutricionista Maria Gama.

A especialista do “Põe-te na Linha” ressalta ainda que a falta de tempo não pode ser um motivo para não cuidar da saúde: “Juntar flocos de aveia com iogurte e fruta não demorar tempo nenhum. Tudo é uma questão de prioridades”.

Para que não gaste muito tempo a pensar na ementa do pequeno-almoço, carrega na imagem e veja as receitas.

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