Bola

Afinal, quem é que foi o campeão da pré-época?

Não dá direito a uma taça, mas não há adepto que não goste de ser o maior, mesmo que seja nos amigáveis. Fizemos as contas e anunciamos o campeão – e o grande derrotado.

Acabaram finalmente os jogos que não contam para nada. Bem, isso não é bem verdade: o campeonato de pré-época é sempre importante para os adeptos numa fase onde todos fazem apostas e elegem os craques e os pernetas, mesmo que a competição a sério venha a desmentir todas as previsões. Nestes amigáveis, o que importa não é participar, é mesmo ganhar.

Completados todos os jogos da pré-temporada de Benfica, Sporting e FC Porto, há um claro vencedor. Repete-se, portanto, o primeiro lugar do pódio do último campeonato. O FC Porto fez um total de oito jogos, onde juntou cinco vitórias – Espinho, Varzim, Académica, Everton e Farense –, um empate com o Newcastle e duas derrotas impostas por Lille e Portimonense. Contabilizados os pontos hipotéticos, o campeão nacional teria 16.

O Sporting foi o clube que fez mais amigáveis. Um total de nove, nos quais conseguiu quatro vitórias – Nancy, Nice, Lausanne e Académica –, um empate com o Marselha e quatro derrotas frente a Neuchâtel Xamax, Mafra, Estoril e Empoli. Número de pontos: 13.

O Benfica ficou-se pelos sete jogos, apesar de a participação na International Champions Cup ter obrigado a equipa a enfrentar adversários consideravelmente mais complicados do que os dos rivais. Feitas as contas, a pré-época terminou com quatro vitórias – Napredak, Swindon Town, Borussia Dortmund e Sevilha –, um empate com o Vitória de Setúbal e duas derrotas com Lyon e Juventus. A equipa de Rui Vitória imitou a de Peseiro e juntou 13 pontos.

Afinal, como é que fica a tabela desta mini-competição de verão? Divididos os pontos pelos jogos, as médias replicam a tabela final do último campeonato. O FC Porto fica em primeiro com 2 pontos por jogo. O Benfica faz mais do mesmo e mantém-se em segundo com 1,857 pontos por jogos e, por fim, o Sporting, que volta a repetir uma espécie de crónico terceiro lugar com 1,444 pontos por jogo.

1.º Porto (2 pontos/jogo)

16 pontos
8 jogos
5 vitórias
1 empate
2 derrotas

FC Porto 4-0 Sp. Espinho
FC Porto 8-0 Varzim
FC Porto 3-0 Académica
Portimonense 2-1 FC Porto
Lille 2-1 FC Porto
FC Porto 1-0 Everton
Farense 0-2 FC Porto
FC Porto 0-0 Newcastle

2.º Benfica (1.857 pontos/jogo)

13 pontos
7 jogos
4 vitórias
1 empate
2 derrotas

Benfica 3-0 Napredak
V. Setúbal 1-1 Benfica
Swindon Town 0-5 Benfica
Sevilha 0-1 Benfica
Benfica 2-2 Borussia Dortmund 2-2 (4-3 nos penáltis)
Benfica 1-1 Juventus (2-4 nos penáltis)
Benfica 2-3 Lyon

3.º Sporting (1.444 pontos/jogo)

13 pontos
9 jogos
4 vitórias
1 empate
4 derrotas

Sporting 6-0 Nancy
Sporting 1-2 Neuchâtel Xamax
Sporting 1-0 Nice
Sporting 4-1 Lausanne
Sporting 1-2 Mafra
Sporting 1-1 Marselha
Sporting 1-0 Académica
Sporting 1-2 Estoril
Sporting 1-1 Empoli (3-4 nos penáltis)

Outros artigos de Bola

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?