Bola

Os clubes amadores que vão à conquista da Taça de França (e da Europa)

Les Herbiers e Chambly disputam hoje uma das meias finais mais incríveis da história. À sua espera deverá estar o PSG – e um apuramento inédito para a Liga Europa.

Quando a época futebolística começou em França, todos os olhos se viraram para o todo poderoso Paris Saint-Germain, o inevitável candidato a todos os troféus nacionais. Essa hipótese ainda é uma realidade, mas o que ninguém esperava é que fosse uma equipa amadora a colocar-se no caminho do clube milionário da capital. É precisamente isso que vai acontecer na final da Taça de França.

Antes, porém, é preciso jogar as meias-finais, sendo que todos vão estar atentos a um jogo – e não é o do PSG. Trata-se do sonho de qualquer clube pequeno, a utopia da Taça: um encontro entre duas equipas amadoras que, contra todas as expectativas, chegaram até à última fase da competição. Agora, resta saber qual delas vai concretizar o sonho de disputar o título: se o FC Chambly ou o Les Herbiers.

A meia-final improvável está marcado para esta terça-feira, 17 de abril. O encontro entre os dois clubes amadores que disputam o National 1, a terceira divisão francesa, é ainda mais surpreendente se olharmos para a sua posição na tabela. O FC Chambly está em 14.º (de 17 equipas), com os mesmos pontos da primeira equipa abaixo da linha de água, e o Les Herbiers não está muito melhor, seguindo em 10.º com apenas mais três pontos que o seu adversário. Os clubes já se defrontaram por seis ocasiões e o equilíbrio tem sido constante: três vitórias para o Chambly, duas para o Les Herbiers e um empate.

Entre si, as pequenas comunas não chegam aos 28 mil habitantes, são duas pequenas localidades que acalentam o sonho de mostrar ao mundo que o futebol amador, o futebol de rua, de bairro, ainda está bem vivo e que no desporto não são só os milhões que contam. As diferenças estão bem evidentes nos estádios dos clubes, o Parc des Sports Massabielle do Les Herbiers tem cinco mil lugares, enquanto que o Stade des Marais do FC Chambly tem apenas mil lugares, números irrisórios quando comparados com os mais de 48 mil lugares do moderno Parc des Princes, casa do PSG.

Outros artigos de Bola

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?