Bola

O dia em que Portugal finalmente venceu a Espanha

Dos oito jogos oficiais entre os dois países, só por uma vez é que Portugal acabou o jogo como vencedor. Foi há 14 anos, no Euro 2004.

Mais importante do que o jogo inaugural do Mundial desta quinta-feira, 14 de junho, que opõe a Rússia à Arábia Saudita, é a estreia de Portugal no torneio frente a Espanha, em Sochi. Pode dizer-se que é um jogo que já se repetiu muitas vezes – e até o resultado parece nunca querer mudar. Em jogos oficiais, Portugal venceu apenas por uma vez em oito encontros. Um número desanimador.

Para encontrar a primeira e única vitória de Portugal é preciso recuar 14 anos. Sim, precisamente até ao Euro 2004. Cristiano Ronaldo fazia a estreia e era ainda um puto irreverente que já convencia os adeptos do Manchester United.

Era o último jogo da fase de grupos. Portugal tinha perdido o jogo inaugural frente à Grécia no Dragão e a passagem decidia-se em Alvalade frente a Espanha. Jogava-se pela sobrevivência e, talvez por isso, o jogo foi aborrecido. Ninguém quis arriscar. Quer dizer, houve um homem que arriscou, um português.

Nuno Gomes recebeu a bola à entrada da área, de costas para a baliza. Ajeitou uma, duas, três vezes e, sem ninguém contar, rematou dali mesmo. Um tiro cruzado e rasteiro que entrou ao canto da baliza de Casillas. Bastou para fazer história. Esta foi mesmo a primeira e, até hoje, única vitória portuguesa frente aos espanhóis.

De 2004 até ao presente, houve mais dois embates, e nenhum acabou da forma que Portugal desejava: na África do Sul, em 2010, um golo de David Villa eliminou a equipa orientada por Carlos Queiroz nos oitavos de final.

Mas mais dramático foi o desfecho em 2012. Nas meias finais do Euro 2012, na Ucrânia, após o empate a zero no final dos 90 minutos. foram os penáltis a decidir a passagem da futura campeã da Europa.

Quase 30 anos antes, em 1984, o duelo ibérico tinha dado empate a um. Um resultado simpático tendo em conta a igualdade a dois em 1950 e a pesada derrota por 5-1. Mas se acha que estes foram maus, é melhor não continuar a ler: é que em 1934 – durante a qualificação para o Mundial desse ano em Itália – uma semana antes de perder por 2-1, Espanha esmagou Portugal por 9-0. Sim, nove golos.

Faltam cerca de 24 horas para que a participação portuguesa no Campeonato do Mundo comece oficialmente. Os números dizem que Espanha é favorita, até por tudo o que alcançou nos últimos anos. Mas os torneio não se ganham com base em estatísticas.

Outros artigos de Bola

Últimos artigos da 4MEN