Bola

Quem é o herói improvável do Tour que começou a vencer no Algarve

Geraint Thomas era uma espécie de trabalhador anónimo. Começou a ganhar nas estradas do Algarve e nunca mais parou.

A duas etapas do final da maior e mais importante competição de ciclismo do mundo, um homem destaca-se de todos os outros. Já ninguém acredita que apenas com um contra-relógio pela frente, a vitória escape ao galês Geraint Thomas. Um cenário que ninguém colocava há cerca de um mês, antes das bicicletas do Tour começarem a rolar. Nem mesmo os mais otimistas.

Aos 32 anos, o rapaz que começou como principal aguadeiro de Chris Froome – o vencedor das três últimas edições da Volta a França – ultrapassou o líder da equipa com duas exibições incríveis nos Alpes e inverteu toda a lógica de grupo da Sky. Hoje, é o grande candidato da Sky e Froome reserva-se ao papel de tentar ajudar o galês a levar a amarela até Paris.

Geraint começou a contrariar as probabilidades quando ainda era apenas um miúdo de 10 anos de Cardiff. Não é filho de ciclistas e nunca teve uma paixão pelo desporto que, em 1995, não era propriamente um rival do football em Inglaterra.

Foi numa rotineira ida para a piscina que reparou em dezenas de miudos a pedalarem num clube de ciclismo à beira da estrada, o Maindy Flyers Youth Cycling Club.

“Eu tinha dez anos e costumava ir nadar à piscina de Cardiff, mas numa das vezes vi o clube Maindy Flyers e decidi experimentar. Diverti-me, fiz muitos amigos. Foi aí que tudo começou”, revelou em 2015, em entrevista ao jornal britânico “Cycling Weekly”.

Thomas no Mandy Flyers Youth Club, em 1999, com 14 anos

Debbie Wharton, antiga treinadora do clube, recorda-se de Thomas e explica que foi tudo obra do acaso: “Se o o clube de ciclismo não estivesse ali, não acredito que o Geraint tivesse começado a praticar ciclismo, porque nessa altura a modalidade não estava muito desenvolvida no Reino Unido. Felizmente, ele passou por ali e nós tínhamos uma bicicleta a mais”. 

Outros artigos de Bola

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?