Bola

UEFA muda a hora dos jogos da Liga dos Campeões

As alterações vão complicar a vida às equipas portuguesas.

A UEFA anunciou esta terça-feira, 27 de fevereiro, um conjunto de alterações que vão ser aplicadas nas provas europeias a partir da próxima temporada. Além da mudança de horário, o organismo modificou a forma como as equipas se podem apurar diretamente para as competições. No caso da Liga dos Campeões, só o campeão português é que terá qualificação direta.

A mudança mais importante e que vai mudar radicalmente a sua vida é a do horário. Acabaram-se os míticos jogos das 19h45. A partir de 2018/19,as partidas vão ser disputados em dois horários, 17h55 e 20h00.

Outra das alterações dita que todas as equipas que forem eliminadas das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões terão uma nova oportunidade na Liga Europa. Vinte e seis equipas passam a ter entrada direta na fase de grupos da prova milionária, entre as quais estarão os vencedores da Champions e da Liga Europa.

A UEFA introduziu ainda uma nova regra que prejudica o cenário para as equipas portuguesas: só haverá duas vagas para as fases de grupos para os clubes de federações classificadas entre o 7.º e o 15.º lugar do ranking. Como Portugal está, precisamente, em sétimo, o vice-campeão terá que disputar a terceira pré-eliminatória e os play-off para se apurar. Caso seja eliminado em alguma da fases, cai para a Liga Europa.

Na próxima temporada, 17 equipas terão garantidas um lugar na Liga Europa, sendo que dez virão dos terceiros classificados da Liga dos Campeões. Outras 21 formações farão o habitual caminho por via dos campeonatos nacionais.

A UEFA vai estrear ainda um novo formato, para as federações que estão abaixo da 11.ª posição do ranking, e que dará quatro vagas na Liga dos Campeões.

Chama-se “Caminho dos Campeões” e será uma espécie de torneio, com várias etapas. Terá uma ronda preliminar que será disputada a quatro. O vencedor segue para a primeira pré-eliminatória, juntando-se a mais 33 equipas. Os 17 vencedores seguem para a terceira pré-eliminatória, onde vão entrar mais duas equipas. Quem vencer esta terceira pré-eliminatória, segue para um “play-off”, onde vão entrar mais duas equipas. Todas as que forem eliminadas neste caminho dos campeões, terão nova oportunidade na Liga Europa.

Na Liga Europa, também haverá este processo, mas sem a fase preliminar.

Outros artigos de Bola

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?