Comer e beber

Estes alimentos vão tirar-lhe as dores de cabeça

Há frutas e vegetais conhecidos e até as sementes fazem parte desta lista milagrosa. A nutricionista Sónia Marcelo conta-lhe tudo.

A gengibre é um dos alimentos que fazem parte desta lista milagrosa.

Aparecem de repente, não nos deixam trabalhar e, muitas vezes, obrigam-nos a ir para a cama, de luz apagada e silêncio. A última parte não é má, mas seria melhor se não sentíssemos que alguém estava a fazer obras no nosso crânio com recurso a um martelo pneumático.

As dores de cabeça podem limitar a vida e acabar com a paciência, para não falar do organismo que todos os dias ingere paracetamol, ou algo mais forte, para acabar com as dores. Se faz parte deste clube, temos boas notícias: há opções naturais e baratas que podem ajudar nesta luta.

Viver calmamente e sem stress, dormir oito horas por dia e só comer refeições com alimentos saudáveis e de época seria o ideal. O problema é que nem sempre é possível viver assim. Se não consegue mesmo colocar este lema em prática, há alguns alimentos essenciais que podem fazer a diferença.

“Os melhores alimentos para tratar a dor de cabeça são aqueles que têm propriedades calmantes e que melhoram a circulação sanguínea”, explica à NiT Sónia Marcelo, nutricionista e autora do blogue “Dicas de uma Dietista“.

Sabia que o gengibre é anti-inflamatório e analgésico? E isso ajuda a diminuir aquela dor de cabeça que teima em aparecer e, em casos mais graves, as enxaquecas.

Os peixes ricos em ómega 3 e os alimentos ricos em vitamina C, como a laranja e o limão, também podem ajudar. Segundo a especialista, “facilitam a circulação sanguínea no cérebro” e isso influencia o nosso bem-estar.

No fundo, são alimentos que, provavelmente, deve ter lá por casa. Por isso, o importante é tentar incluí-los mais vezes nas refeições.

No entanto, se a dor de cabeça for mesmo causada por uma situação de stress, pode sempre optar por fazer um chá. O de camomila, calêndula, carpim-santo, flores de lavanda ou erva cidreira são ótimas soluções, uma vez que “apresentam um efeito calmante e relaxante.

Carregue na imagem e descubra a lista de alimentos que vão tirar-lhe as dores de cabeça.

Outros artigos de Comer e beber

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?