Comer e beber

Só deve beber uma bebida alcoólica por dia – agradeça à ciência

Um estudo revela que beber mais do que uma bebida alcoólica por dia pode retirar-lhe anos de vida.

Beber uns copos com os amigos à sexta-feira pode ser o seu momento de descontração depois de uma semana de trabalho, mas tenha cuidado com o número de copos. Especialmente se ainda quer viver mais alguns anos.

Um estudo feito por vários investigadores em 19 países, publicado na revista científica “The Lancet”, mostra que os níveis de consumo de álcool indicados pelos governos podem não ser os mais corretos, e que ingerir mais do que sete copos de álcool por semana pode reduzir a esperança de vida. Apesar de haver países nos quais é recomendado que beba menos de 14 copos de álcool por semana, como os Estados Unidos, há outros onde o número sobe para 20 copos por semana, caso de Espanha.

De acordo com um membro da Fundação Britânica do Coração, Jeremy Pearson, este “é um grave alerta para muitos países” e há números muito claros. Além do aumento do risco de AVC, doenças coronárias, insuficiência cardíaca e hipertensão, há outros riscos associados.

Um homem de 40 anos que beba cerca de sete copos de álcool por semana pode ter menos seis meses de vida, mas se duplicar a ingestão pode viver menos um a dois anos. Níveis superiores de consumo podem tirar-lhe até cinco anos de vida.

Este estudo, onde foram analisadas quase 600 mil pessoas sem histórico de doenças cardiovasculares, concluiu que as recomendações da maioria dos países são superiores ao que deveria ser e que maiores ingestões de álcool podem até provocar a morte por complicações cardíacas.

Outros artigos de Comer e beber

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?