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Nesta casa, o café serve-se sempre de biquíni

“O café nunca foi tão quente” é o lema do Bikini Beans Espresso.

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Um franchise de cafés no Arizona e em Washington, nos EUA, criou uma estratégia de marketing, no mínimo, peculiar. Todos os seus empregados, na sua maioria mulheres, servem às mesas usando apenas um biquíni revelador. O conceito, criado em 2014 pelo casal Benjamin e Regina Lyles, pretende “dar poder às mulheres”.

“O biquíni simboliza a missão de viver a vida ao máximo, sem nos conformarmos aos padrões de ninguém”, diz a família Lyles. Por isso, se quiser beber um café nos Bikini Beans Expresso, esteja preparado. É isto que vai encontrar.

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As críticas muito positivas no Yelp e em outros sites especializados podem ser a prova cabal de uma lacuna no mercado que é preciso explorar, mas nem toda a gente está satisfeita com estes cafés. Mike Fagan, deputado à câmara de Spokane, Washington, chegou a propor uma limitação aos uniformes (ou falta deles) dos Bikini Beans Expresso, argumentando que o franchise explora o corpo feminino.

Numa longa entrevista ao Zagat, conhecido guia de restaurantes e entretenimento das principais cidades norte-americanas, o político defendeu que “deveria ser tudo acerca do café e não sobre o corpo”.

“Frequentei pelo menos uma vez cada um destes sítios, só para saber a que tipo de coisas se sujeitam os consumidor. Estamos a falar de três adesivos posicionados estrategicamente. Deixo para a imaginação de toda a gente onde estão esses adesivos”, revela.

Mike Fagan acrescentou que não quer usar o “tradicional argumento de que crianças podem visitar estes sítios”, mas essa é mesmo uma justificação importante para que se imponham restrições ao tipo de roupa que pode ou não ser vestida em cafés, bares ou restaurantes públicos.

Carli Jo Howell, a gerente responsável pelos cafés de Washington, respondeu à autarquia da cidade que o objetivo do Bikini Beans Expresso é fazer com que as bartenders se sintam bem consigo mesmas. “Temos direito a trabalhar com elegância, confiança e dignidade, independentemente de vestirmos fatos, batas ou biquínis”, afirma. “As pessoas estão apenas à procura de outra coisa com que se sintam ofendidas”, conclui.

No menu há todo o tipo de cafés: do americano aos mochas e macchiatos, mas também chás e batidos de proteina. “O café nunca foi tão quente” é o lema do estabelecimento.

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