Comer e beber

Investigadores querem voluntários para beberem cerveja sem pagar durante um mês

O estudo vai começar em Lisboa e depois muda-se para o Porto. As condições são simples: precisam de homens saudáveis para enfrentarem esta difícil tarefa.

Da próxima vez que o apanharem a beber uma cerveja a um dia da semana, não vai precisar de arranjar uma boa desculpa. Se for um dos 30 voluntários escolhidos para participar neste estudo, terá sempre uma boa desculpa – pelo menos durante quatro semanas.

Um grupo de investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa colocou um anúnico que pede a colaboração de 30 homens saudáveis, entre os 18 e os 65 anos, e que estejam dispostos a consumir uma cerveja por dia (com e sem álcool) durante quatro semanas.

O estudo pretende avaliar o efeito do consumo de cerveja na microbiota intestinal (flora intestinal), no perfil metabólico e lipídico, e ainda perceber qual o papel do álcool nesse efeito em indivíduos saudáveis. Para a realização do estudo, os voluntários vão ser avaliados por profissionais médicos antes e depois do período de estudo e do consumo de cerveja, fazendo análises de sangue, fezes e urina.

“A colaboração no projeto não implica a toma de qualquer medicamento, apenas o consumo diário de uma cerveja, preferencialmente ao jantar, fornecida pela equipa de investigação”, explicam os investigadores em comunicado.

O ensaio começará em Lisboa mas está prevista uma segunda fase no Porto. Pode ver todas as condições para a participação no comunicado do CINTESIS.

Outros artigos de Comer e beber

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?