Comer e beber

Há brigadeiros de Nutella, Oreo, M&M’s e até bacon em Aveiro

É o novo café da cidade. Abriu em setembro e tem mais de 20 variedades de brigadeiros todos os dias. Também fazem bolos caseiros.
Há mais de 20 opções todos os dias.

Oreo, Nutella, morango, limão e laranja. No novo café de Aveiro, além dos sabores mais tradicionais também prepararam versões com bacon, queijo, vinho do Porto e cappuccino. Todos os dias há mais de 20 variedades para experimentar no Santo Joaquim, mas têm receitas para 100.

Krishna Ribacki, 36 anos, e Eron Gomes de Oliveira, 41 anos, são os responsáveis pelo novo projeto de Aveiro. A Santo Joaquim nasceu no Brasil em 2015, na região de Porto Alegre, no Sul do país. Trouxeram depois o negócio para Portugal — a instabilidade política e social do Brasil forçou-os a deixar o país — onde começou apenas com encomendas online, mas sempre quiseram ter um espaço.

“A ideia inicial era abrir no Porto, mas quando conhecemos Aveiro pela primeira vez sabíamos que era aqui que querias ter a Santo Joaquim. É uma cidade que possui um mercado turístico muito desenvolvido”, explica Eron de Oliveira. Trabalhou na área judicial no Brasil, enquanto a mulher está ligada ao turismo e à gastronomia nos últimos anos.

“Abrir um espaço era, na nossa visão, um movimento natural. Depois de testarmos o negócio por dois anos percebemos que o crescimento dependia de um espaço físico adequado, tanto para o aumento da produção, quanto para receber as pessoas.” A loja encontraram-na em Aveiro na Rua Nascimento Leitão, perto do hotel Imperial. O espaço esteve em obras durante três meses e abriu na segunda-feira, 17 de setembro.

Ao longo destes anos já criaram várias receitas de brigadeiros, dos mais clássicos aos mais criativos. Custam desde 1,20€ e chegam até 2€ cada um. Chocolate negro, de leite, branco, amêndoa, caramelo salgado, laranja, limão e nozes são outras das variedades. Até fazem brigadeiros vegan.

Além do típico doce brasileiro, há espaço na vitrine do Santo Joaquim para cupcakes, bolos, brownies e mil folhas, tudo caseiro. O novo café de Aveiro tem capacidade para 27 pessoas.

Outros artigos de Comer e beber

Últimos artigos da 4MEN