Comer e beber

Lagunitas: a nova cerveja artesanal em Portugal vem da Califórnia

A Lagunitas Brewing Company nasceu em 1993. Pelo caminho foi comprada pela Heineken e chega agora às torneiras nacionais.

A cerveja artesanal começou a ser produzida em 1993 numa cozinha na pequena cidade de Petaluma, na Califórnia. Mais de duas décadas depois, a marca foi comprada pela Heineken – num negócio oficializado em maio de 2017 e que ficou fechado por 402 milhões de euros, depois de em 2015 a empresa ter comprado já metade da Lagunitas Brewing Company – e chega agora a Portugal.

A festa de lançamento acontece já esta quinta-feira, 8 de fevereiro, em Lisboa. A marca tem cerca de 20 variedades, mas numa primeira fase vão estar disponíveis apenas duas. A primeira é a IPA, a tradicional Indian Pale Ale com uma taxa de álcool de 6,2% e malte de caramelo. Aliás, a IPA é mesmo a grande aposta da Lagunitas para o mercado português já que, a nível mundial, representa cerca de 60% da sua faturação. Segue-se a A Little Sumpin’ Sumpin, rica em cevada, de aroma suave e um teor alcoólico de 7,2%.

Na Europa, as operações partem de Amsterdão, sendo que a Lagunitas vai estar disponível em grande parte das cervejarias artesanais portuguesas, com a distribuição a ficar a cargo da startup portuguesa Hoppy House.

Os preços ainda não são conhecidos, mas as garrafas deverão custar entre os 4 e os 4,5€.

A festa oficial de lançamento terá lugar no Officina Moto, em Lisboa, a partir das 21h desta quinta-feira. Mas há mais boas notícias: quem estiver pelo Porto pode aproveitar para experimentar a cerveja californiana ao balcão da Catraio – Craft Beer Shop já esta terça-feira, a partir das 19h.

Outros artigos de Comer e beber

Últimos artigos da 4MEN