Restaurantes

Há uma tasca cheia de comida saudável e com muito sabor no Saldanha

A Tasca Fit abriu em Lisboa, perto do Jardim do Arco do Cego, serve tapiocas, claras mexidas, saladas, Fitoques (os bitoques da casa), mas também pica pau e azeitonas — afinal estamos numa tasca.

Nesta tasca de Lisboa não há balcão de inox, mesas de madeira, cachecóis de futebol e copos de vinho a 60 cêntimos. Há saladas, claras mexidas, bitoques saudáveis, panquecas proteicas e taças de açaí. Mas também pica pau, azeitonas e tremoços. Afinal, estamos numa tasca, mesmo que ela seja uma Tasca Fit. O restaurante saudável do Saldanha abriu em 2017 e tem sugestões que vão do pequeno-almoço ao jantar. E fica mesmo ao lado de um ginásio — melhor não podia ser.

André Borralho, 25 anos, é o responsável pelo mais recente projeto da cidade. Nasceu no Alentejo, em Castro Verde, e foi para Coimbra estudar engenharia alimentar. Tornou-se mestre em segurança alimentar e tirou ainda uma pós-graduação em suplementação desportiva. Mas nem tudo correu bem nos seis anos de vida académica.

“Perdi muita forma física, tornei-me um falso magro e fiquei a pesar mais de 100 quilos”, conta André Borralho.

Sempre foi muito ligado ao desporto, jogou ténis de alta competição até aos 16 anos, e é manequim deste os 14, mas os estudos em Coimbra acabaram com a vida saudável que tinha.

“Não sabia cozinhar, só fazia ovos com salada e acordava sempre tarde”.

Foi aí que percebeu que tinha de mudar. O primeiro passo foi inscrever-se num ginásio e depois começou a inventar receitas saudáveis: “As saladas não me satisfaziam, precisava de pratos saborosos.”

Criou um blog, o Fitrients, onde partilha várias receitas, dá dicas de suplementação e de exercícios. Daqui até querer abrir um restaurante não passou muito tempo. “Há dois anos que vim para Lisboa com a ideia de criar um espaço onde se pudesse provar comida saudável, mas com muito sabor.” Está ao lado de um Fitness Hut, perto do Arco do Cego, uma coincidência feliz. “Há pessoas que pensam que pertencemos ao ginásio, mas somos independentes, apesar de sermos um bom complemento para quem vai ali treinar.”

A Tasca Fit tem 150 metros quadrados, tem capacidade para 60 pessoas e uma carta cheia de opções. De manhã, o melhor é pedir um menu bom dia, com panqueca, sumo do dia e café (5€), umas claras mexidas (sim, sem a gema) ou um iogurte grego com sementes (desde 4,50€).

Outros artigos de Comer e beber

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?