Desporto

“Bernardo Silva já é a maior estrela da Seleção”

O treinador espanhol voltou a fazer uma declaração de amor ao português e colocou Ronaldo na sombra do craque do City.

Saiu de Portugal em 2014, mas nem por isso foi esquecido pelos adeptos portugueses, especialmente pelos benfiquistas. Bernardo Silvaé um dos jogadores mais falados do momento e Pep Guardiola, o seu atual treinador no Manchester City, só tem elogios para o português.

Na sequência de declarações recentes do técnico espanhol sobre Bernardo Silva, a conferência de imprensa de antevisão da partida para a Champions frente ao Lyon trouxe uma pergunta direta: será o português a próxima grande estrela da Seleção portuguesa? “Ele já é a maior estrela [da seleção nacional]. Ele tem absolutamente tudo”, respondeu sem hesitações à pergunta feita por um jornalista português.

A justificação do treinador só veio confirmar a admiração que tem por Bernardo, a quem não poupou nos elogios: “Primeiro, é uma pessoa adorável. Adoro trabalhar com ele, principalmente porque nunca faz má cara quando não joga. Ele joga cinco, dez, 15, 20 minutos, como na época passada, e tem sempre um grande sorriso. Acho que é o mais querido do balneário.”

Se até aqui as declarações do catalão parecem apenas elogiosas, o que se seguiu foi uma verdadeira declaração de amor que arruma até com várias estrelas consagradas. “É um dos jogadores mais talentosos que já vi na minha carreira de treinador e de futebolista. É um rapaz humilde, pode jogar em três ou quatro posições sempre num nível oito ou nove. Ele sabe quando não joga bem em termos técnicos, mas não tem problema porque é o que mais corre. Não podes jogar todos os jogos, a cada três dias, num nível máximo, mas podes correr, e ele faz isso.”

A boa forma de Bernardo Silva mereceu ainda um destaque maior em relação aos colegas e adversários ingleses: “Penso que esta época é um dos dois ou três melhores jogadores da Premier League. Está a jogar todos os minutos e a produção dele, com bola, as assistências, os golos. A forma como celebra, têm de ver como ele celebra os golos, quando marca ou os dos colegas. É uma alegria.”

Ainda houve tempo para Guardiola deixar uma dica ao selecionador Fernando Santos. “Como treinador, sou um sortudo por ter o Bernardo nas minhas mãos e por desfrutar dele durante os treinos e todos os jogos. Portugal também tem sorte em tê-lo e tenho a certeza que o selecionador vai usá-lo cada vez mais, porque ele merece. É um rapaz adorável e eu adoro-o, é simples”.

Bernardo Silva está na segunda época no Manchester City e conta já com oito golos em 34 jogos pelos ingleses.

Outros artigos de Desporto

Últimos artigos da 4MEN