Desporto

Equipamentos polémicos de andebol de praia feminino estão a incendiar a Internet

Os adeptos acusam as regras de serem sexistas, por exigirem às mulheres equipamentos mais reduzidos e reveladores. Outro problema: a maioria das participantes são menores de idade.

Carregue nas setas para ver mais imagens

O andebol de praia não é uma das modalidades mais faladas do mundo, especialmente na sua variante feminina. O caso mudou de figura com a mais recente polémica que teve origem nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorrem na Argentina – e tudo por causa do equipamento.

O equipamento imposto pelas regras às jogadoras de andebol de praia tem sido alvo de duras críticas. Nas redes sociais, os fãs acusam a Federação Internacional de Andebol de instituir regras sexistas, especialmente porque na prova em causa as atletas são, na sua maioria, menores de idade.

“Estou a ver o andebol de praia dos Jogos Olímpicos Juvenis. Questiono porque é que as mulheres têm que jogar em biquínis enquanto os homens jogam em calções e camisola de manga caveada”, escreveu uma utilizadora do Twitter. Esta é apenas uma das muitas críticas que têm surgido nas redes sociais.

No regulamento pode ler-se que “as camisolas dos homens devem ser sem mangas e justas”, enquanto que as das mulheres devem ser tops “bem ajustados, com corte de cavas fundo nas costas”. Não é permitido que as atletas levem T-shirts por baixo desse top de equipa.

Em relação à parte de baixo surgem ainda mais polémicas, já que os calções dos homens “se não forem muito largos, podem ser mais compridos, mas ficar até dez centímetros acima da rótula”, enquanto os da mulheres, por sua vez, devem “ficar justos e ter um corte em ângulo para cima na parte superior da perna”, reforçando ainda que “ a largura lateral deve ser de no máximo dez centímetros”.

Embora a maioria dos comentários refira que o equipamento é demasiado revelador, há também alguns fãs da modalidade que defendem a permanência destas roupas.

Apesar de não ter uma equipa feminina presente na competição, a equipa masculina nacional de andebol de praia esteve presente e conquistou uma medalha de prata, tendo perdido apenas frente à Espanha por 2-1, na final que se realizou este sábado, 13 de outubro.

Outros artigos de Desporto

Últimos artigos da 4MEN