Desporto

Em jornada de clássico, estes são os jogos que vão dar dinheiro

O campeonato chegou oficialmente a meio e a jornada traz um Sporting – FC Porto, e uma luta titânica entre os últimos classificados.
Alvalade recebe o jogo da jornada

A última jornada da primeira volta do campeonato nacional traz um clássico. O Sporting de Keizer atravessa uma pequena crise depois da entrada fulgurante do treinador holandês e é no meio de duas derrotas em três jogos que os portistas viajam a Alvalade. Seguro no primeiro lugar e a bater recordes de vitórias e de invencibilidade – leva 18 vitórias consecutivas e 21 jogos sem derrotas –, o FC Porto vai fechar a primeira metade da liga como campeão de inverno. Resta saber se com um resultados menos bom, numa das deslocações mais difíceis do ano.

Mais atrás na tabela segue o Benfica, rejuvenescido com a reviravolta na Luz frente ao Rio Ave, que terá de viajar até aos Açores para se bater com o Santa Clara. Bruno Lage mantém-se no banco, ainda sem estatuto definido: se o de treinador interino e provisório, ou de aposta, pelo menos até ao final da temporada. O Braga abre a 17.ª jornada com uma viagem até Portimão, onde irá tentar evitar o descuido do Benfica num campo difícil.

E até no fundo da tabela há animação: Aves e Feirense trazem mais um capítulo da luta dos aflitos, que continua com o encontro entre Chaves e Tondela e ainda um Marítimo contra o Boavista. Uns vencerão, outros irão perder terreno, mas todos dão boas oportunidades para uma ou outra aposta vencedora. Para isso, é preciso estar atento a todas as odds da bet.pt para que possa organizar tudo para os próximos dias. Tenha atenção: as odds apresentadas estão sujeitas a alterações.

Portimonense (8.º) – Braga (2.º)

Quinta-feira, 10 de janeiro, às 20h15 no Estádio Municipal de Portimão

A moral da vitória frente ao Benfica esbarrou na última jornada com uma derrota inesperada frente ao Marítimo e que custou a queda para o oitavo posto. Em casa, os algarvios vão ter que enfrentar um dos adversários mais duros da temporada. O Braga continua a série imparável, apenas quebrada nos jogos com FC Porto e Benfica. Com um segundo lugar acabado

Odd: Portimonense 4.00 / Empate 3.55 / Braga 1.90

Desp. Aves (17.º) – Feirense (16.º)

Sexta-feira, 11 de janeiro, às 19h no Estádio do Desp. das Aves, Vila das Aves

Duas equipas no fundo da tabela e a enfrentarem as suas piores séries do ano. O Feirense está há quatro jogos sem vencer e vem de duas derrotas seguidas. Do lado visitante, o cenário não está melhor. São já oito os jogos sem vitórias da equipa com a defesa mais batida da liga. A próxima jornada reserva-lhes encontros difíceis com Braga e Sporting, respetivamente, o que tornam este confronto direto entre aflitos crucial para a sobrevivência na primeira divisão.

Odd: Desp. Aves 2.05 / Empate 3.30 / Feirense 3.85

Santa Clara (9.º) – Benfica (3.º)

Sexta-feira, 11 de janeiro, às 19h no Estádio de São Miguel, Ponta Delgada

Depois da tumultuosa saída de Rui Vitória, consequência da derrota com o Portimonense, o Benfica renasceu numa reviravolta em casa, agora aos comandos de Bruno Lage. O ex-treinador da equipa B e atual interino do conjunto principal mantém-se como técnico principal numa deslocação complicada ao campo do Santa Clara, nos Açores. A viagem antecipa também uma série infernal de jogos: dois confrontos com o Vitória de Guimarães, seguido de jogos com FC Porto e Sporting. Do outro lado, os açorianos continuam seguros a meio da tabela, apesar de não vencerem há dois jogos, onde fraquejaram frente a Feirense e Tondela.

Odd: Santa Clara 7.50 / Empate 4.60 / Benfica 1.40

Vit. Guimarães (7.º) – Moreirense (5.º)

Sexta-feira, 11 de janeiro, às 19h15 no Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães

A equipa de Ivo Vieira é uma das surpresas do campeonato e o 5.º lugar mostra bem o percurso do Moreirense, que avança para o confronto com o Vitória de Guimarães com três vitórias consecutivas. Em casa, os vimaranenses vão tentar recuperar a posição perdida nas últimas jornadas e voltar à boa forma que levou a equipa de Luís Castro à melhor série da época com 12 jogos sem perder – manchada pelas duas derrotas nas duas últimas rondas.

Odd: Vit. Guimarães 1.90 / Empate 3.50 / Moreirense 4.15

Sporting (4.º) – FC Porto (1.º)

Sábado, 12 de janeiro, às 15h30 no Estádio José Alvalade, Lisboa

As duas derrotas nas últimas três jornadas do campeonato mancharam o registo imaculado de Marcel Keizer à frente do Sporting. Atirado novamente para o quarto lugar, atrás de Benfica e Braga, para se manterem na luta, os leões vão ter que fazer o que só Benfica e Guimarães conseguiram este ano: derrotar o FC Porto. Os portistas continuam imparáveis na série de 21 vitórias para todas as competições, 18 para o campeonato, que igualou o recorde do Benfica de Jesus. Uma vitória não significa apenas um passo certo para o título: roubará também esse recorde aos rivais da Luz.

Odd: Sporting 3.10 / Empate 3.30 / FC Porto 2.30

Boavista (14.º) – Marítimo (15.º)

Sábado, 12 de janeiro, às 20h30 no Estádio do Bessa, Porto

A última jornada fez suspirar os adeptos do Marítimo. A vitória frente ao Portimonense acabou com o pesadelo de 15 jogos sem ganhar, 12 dos quais foram derrotas. Ainda assim, a equipa de Petit mantém-se a dois pontos da despromoção, e terá que enfrentar um concorrente direto na luta pela manutenção. A jogar em casa, o Boavista terá que recuperar da derrota em Braga e pelo menos fazer pontos para se manter a uma distância segura da linha de água.

Odd: Boavista 2.20 / Empate 3.10 / Marítimo 3.50

Nacional (10.º) – Belenenses (6.º)

Domingo, 13 de janeiro, às 15h no Estádio da Madeira, Funchal

Tal como o Moreirense, o Belenenses tem surpreendido e ocupa atualmente o 6.º lugar da tabela, precisamente depois de ter vencido o Vitória de Guimarães. Apesar do deslize frente ao Sporting há duas jornadas, o encontro frente ao Nacional é mais uma oportunidade para segurar o lugar de destaque na tabela. Também a recuperarem de uma derrota, os madeirenses devem estar preocupados: uma derrota pode atirar o clube para perto dos últimos lugares, que estão a apenas cinco pontos de distância.

Odd: Nacional 2.30 / Empate 3.25 / Belenenses 3.30

Chaves (18.º) – Tondela (13.º)

Domingo, 13 de janeiro, às 17h30 no Estádio Eng. Manuel Branco Teixeira, Chaves

Quatro vitórias consecutivas e há cinco jogos sem perder, o Tondela atravessa a melhor fase da temporada, abrilhantada pela vitória frente ao Sporting na última jornada. Pela frente, a equipa de Pepa terá o último classificado. A jogar em casa, o Chaves continua sem subir na tabela, apesar de ter evitado a derrota nos dois últimos jogos – que interromperam uma série de quatro derrotas seguidas. É mais um jogo crítico para os flavienses, que recebem o FC Porto dentro de uma semana.

Odd: Chaves 2.20 / Empate 3.25 / CD Tondela 3.55

Rio Ave (11.º) – Vit. Setúbal (12.º)

Domingo, 13 de janeiro, às 20h no Estádio do Rio Ave, Vila do Conde

Depois de várias semanas a ocuparem relaxadamente a primeira metade da tabela, Setúbal e Rio Ave entraram numa espiral de derrotas e estão hoje mais perto da linha de água do que dos lugares europeus. Não é por acaso que vivem atualmente as piores fases da época. Os da casa levam já oito jogos sem vencer, em todas as competições, e três derrotas consecutivas na liga. Do outro lado está um Vitória de Setúbal que não vence há sete jogos e com um empate na última jornada que pôs fim à série de seis derrotas seguidas para todas as competições.

Odd: Rio Ave 2.00 / Empate 3.45 / Vit. Setúbal 3.95

Seja responsável, jogue com moderação.

Este artigo foi escrito em parceria com a bet.pt.

Outros artigos de Desporto

Últimos artigos da 4MEN