Desporto

A quarta substituição chega pela primeira vez a Portugal

A Supertaça vai ser a primeira competição nacional a adotar a nova regra. Mas há limites para o uso desta troca extra.

O Mundial da Rússia foi palco para aplicar algumas das novas leis do jogo estabelecidas pela FIFA. O VAR foi uma das grandes novidades para a maioria dos espectadores, apesar de ser já uma história antiga e bem conhecida dos portugueses, que o viram ser aplicado no início da temporada passada. Agora, há mesmo uma novidade absoluta a chegar ao País: a quarta substituição.

A primeira prova a incluí-las vai ser a Supertaça Cândido de Oliveira – que se realiza já este sábado, em Aveiro, entre FC Porto e Desportivo das Aves – onde as equipas poderão, em caso de prolongamento, fazer uma substituição extra num total de quatro por jogo.

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que as regras aprovadas pela International Football Association Board (IFAB) vão entrar em vigor nas provas nacionais já na época 2018/19. Desta forma, os regulamentos da Supertaça e da Taça de Portugal vão incluir a regra da quarta substituição em caso de prolongamento. Aprovadas também pela UEFA, estas novas normas vão ser aplicadas na Supertaça Europeia e nas fases a eliminar da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Outros artigos de Desporto

Últimos artigos da 4MEN