Desporto

Se quer ir ver Portugal jogar no Mundial, vai precisar deste passaporte

A FIFA chama-lhe Passaporte do Fã e quem não tiver um, vai ficar à porta do estádio.

Boicotes e polémicas diplomáticas à parte, não há adepto português que não sonhe com uma viagem à Rússia para ver ao vivo os jogos da seleção. Só que para o fazer, não basta ter na mão o passaporte e o visto. A FIFA implementou novas regras para a competição e antes de poder entrar em qualquer estádio, terá que ter também o Passaporte do Fã, caso contrário, vai mesmo ficar à porta a ouvir o relato numa qualquer rádio russa.

Trata-se de um pequeno documento obrigatório que contém a identificação de todos os que têm bilhetes para os jogos do campeonato do Mundo. Aqueles que queiram entrar nos estádios devem pedir a emissão através do site oficial, mas apenas o poderão fazer depois de confirmarem a compra de bilhetes. Terão também de dar algumas informações básicas como nome completo, número do passaporte ou data de nascimento. As crianças também têm de pedir o Fan ID.

O processo demora cerca de três dias a ser aprovado e pode recebê-lo em casa ou pedir que seja entregue na Rússia. De qualquer forma, o melhor é não perder muito tempo, porque o passaporte demora cerca de 30 dias a ser enviado.

O documento é gratuito e traz um conjunto de benefícios. Evita ter de pagar o visto de entrada na Rússia desde que chegue entre 4 de junho e 15 de julho e saia entre 4 de junho e 25 de julho, ou seja, dez dias antes do primeiro jogo e dez dias depois da final.

Também dá direito a deslocações gratuitas nos transportes públicos russos que estejam integrados nas rotas para os estádios, mediante a apresentação do Fan ID, do bilhete para o respetivo encontro e de outro documento de identificação.

O sistema foi originalmente testado durante a Taça das Confederações de 2017, e funcionou com sucesso.

E ao nível dos bilhetes e da estadia?

Se ainda não comprou os bilhetes, não desespere. Está a decorrer uma das fases de venda, que termina a 3 de abril, sendo que uma nova fase será reaberta a 18 do mesmo mês e durará até ao dia da final do Mundial. Para ter uma noção da procura, nas primeiras 24 horas após a abertura da segunda fase foram pedidos cerca de 356 mil bilhetes. O método preferido pela FIFA para pagamento é através de cartões de crédito VISA (devido à parceria entre as organizações), mas o organismo aceita outros cartões ou transferências bancárias.

Relativamente à estadia, estude bem as suas opções. As autoridades russas aplicaram multas a vários hóteis por aumentarem exponencialmente os preços – e alguns deles inflacionaram os preços em 570%.

Para o ajudar, a FIFA lançou um serviço de procura de hotéis, onde pode procurar por cidade, local ou pontos de interesse.

Outros artigos de Desporto

Últimos artigos da 4MEN