Man cave

As ações da Apple caem — os iPhones ficam mais baratos

A turbulência interna na empresa criada por Steve Jobs afeta diretamente o mercado dos smartphones.

A Apple parece estar a descer o preço dos seus modelos mais recentes: iPhones XS e XR – o que é bom para os consumidores, mas preocupante para a empresa. As ações da Largan Precision, de Taiwan, uma fabricante de lentes para smartphones desceram 9,94% na quinta-feira, 7 de dezembro.

A empresa já tinha registado uma queda de 29% nas receitas do mês de novembro, em comparação com o mesmo período do ano 2017. Isso teve um efeito em catadupa para outros fornecedores da Apple: a Lumentum caiu 6%, a Micron 3%, a Texas Instruments e a Intel desceram 2%. Consequentemente, as ações da Apple também caíram 7,4%. A resposta da multinacional foi cortar nos preços.

Em contraste com a Black Friday, em que quem comprasse iPhones da antiga geração (sem desconto) teria direito a um vale de quase 45€, a empresa está agora a oferecer um valor extra de 88€ para os novos smartphones da marca, que acabou por se transformar num desconto que chega aos 20% na compra iPhone XR, como fora anunciado na página internacional. A companhia liderada por Tim Cook quer ainda dar subsídios a operadoras japonesas para impulsionar as vendas.

Segundo a revista “Forbes“, o design original do iPhone X irá manter-se inalterado até 2019. Quanto ao 5G, a Apple também fica atrás em relação aos seus rivais. Quatro das últimas cinco gerações do iPhone tiveram vários problemas. Poderá ser um pouco cedo para falar numa crise, mas é o período mais difícil que a marca enfrentou na última década.

Alguns dos grupos financeiros de Wall Street diminuíram largamente as suas expetativas em relação ao crescimento da Apple. A Goldman Sachs já reduziu três vezes o valor que lhe atribuiu, só em novembro. No entanto, as negativas consequências financeiras da Apple acabaram por se traduzir em vantagens para os clientes – o que se torna bastante conveniente a poucos dias do Natal.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN