Man cave

As fotografias 3D chegaram ao Facebook – e isto é incrível

Nem todos as podem tirar e mostrar na rede social, mas o efeito é impressionante.

A próxima vez que vir uma imagem no seu feed de notícias do Facebook, não se admire se esta tiver um efeito diferente. A publicação de fotografias em 3D na rede social já pode ser usada, mas, por enquanto, apenas através da aplicação para iOS e em apenas alguns modelos mais avançados dos smartphones da Apple.

Mark Zuckerberg já tinha anunciado a ferramenta em maio, durante a F8, uma conferência anual realizada pelo Facebook e que ocorre em San Francisco, na California, mas o novo efeito está agora a ser lançado de forma gradual.

Quando tiramos fotos com as câmaras duplas dos iPhone 7 Plus, 8 Plus, iPhone X, XS e XS Max, o ficheiro guarda dados de profundidade além da habitual imagem plana, para criar fundos desfocados no modo retrato. Os algoritmos da rede social usam esses dados para assimilar características tridimensionais e convertê-las numa imagem com movimento. O resultado? Fotografias com um efeito espetacular.

Como conseguir este resultado? Primeiro, tire uma foto em modo Retrato com um dos modelos compatíveis. Depois, basta criar um novo post na rede social, clicar no ícone com três pontos que surge no campo superior direito, escolher a opção 3D Photo e carregar uma imagem que quer partilhar. E é só vê-la a surgir no seu feed de notícias.

Embora não seja exatamente uma imagem tridimensional, apesar do nome, o novo efeito usa Inteligência Artificial (IA) para analisar o fundo e preencher os espaços não captados para dar ilusão de profundidade e de movimento.

As diferenças de paralaxe – deslocação aparente na posição de um objeto, visto de perspectivas diferentes – permitem este tipo de impressão, que pode ser visualizada seja em computadores, dispositivos móveis ou headsets de realidade virtual, como os Óculos Go e os Óculos Rift.

A empresa descreve a novidade, na sua página, como “uma nova forma de partilhar memórias e momentos com uma dimensão divertida e realista”. O Facebook promete trazer a novidade aos smartphone Android, de dupla câmara, nas próximas semanas, segundo avançou o “Value Walk“.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN