Man cave

Empresa de carros autónomos já circula na Califórnia sem motorista

A Waymo recebeu a autorização da CPUC e começou a transportar pessoas.

A Waymo, a divisão de veículos sem condutor da Google Alphabet, começou por transportar empregados e convidados dentro de uma zona específica, na South Bay, na baía de São Francisco. Agora, a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) deu permissão à empresa para transportar passageiros no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

A autorização faz parte de um programa-piloto do Serviço de Passageiros de Veículos Autónomos, onde mais 60 empresas também estão em testes, mas estas com motorista.

A Waymo trabalha desde 2009 com o objetivo de transportar passageiros sem a necessidade de um motorista. Com esta autorização, os carros vão poder circular sem condutor nos bairros de Los Altos, Los Altos Hills, Palo Alto, Sunnyvale e Mountain View. No entanto, é um processo de teste, ainda não é permitido ter a experiência totalmente autónoma, por razões de segurança.

Há uma segunda frota da Waymo a circular em Phoenix, no Arizona, mas com motorista. Ao todo, há já cerca de mil utilizadores a participar no teste. A empresa está a pôr em prática algumas estratégias para garantir uma clientela fixa, já a pensar no futuro. Alguns dos benefícios que a Waymo quer introduzir durante as viagens, para conseguir atrair mais pessoas para os seus táxis autónomos é disponibilizar wi-fi e acesso a música através de streaming, sem anúncios, ar condicionado sempre à mesma temperatura ou uma cadeirinha de bebé em qualquer carro.

A divisão da Google não pode cobrar a viagem e os condutores de segurança ainda devem estar no volante para intervir caso necessário. Além disso, a companhia deve enviar relatórios sobre protocolos de segurança e distância percorrida pelos passageiros.

Os veículos autónomos da Waymo já estiveram envolvidos em vários acidentes sem gravidade, mas todos eles foram da responsabilidade do condutor que testava o carro.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN