Man cave

Facebook identifica-o automaticamente nas fotos através do reconhecimento facial

O sistema já está a funcionar em quase todo o mundo. Europa e Canadá deverão, para já, ficar excluídos, devido às regras de proteção de dados.

O reconhecimento facial no Facebook não é, por si só, uma novidade. Quando publica uma fotografia e quer identificar os seus amigos, a rede social já lhe faz algumas sugestões de pessoas com quem mais interage. Só que o novo sistema de reconhecimento identifica-o, a si e aos seus amigos, em quaisquer fotos. Mas é possível impedir que o Facebook o faça.

Em dezembro de 2017, a companhia anunciou que iria expandir os mecanismos desta ferramenta, de modo a combater perfis falsos e avisar os utilizadores que foram publicadas algumas fotografias suas.

Agora, sempre que uma fotografia sua é publicada no Facebook – e mesmo que não tenha sido identificado –, a rede social vai alertá-lo para que possa decidir se quer ser identificado, ignorar ou até mesmo reportar a publicação.

Para já, a ferramenta está disponível em grande parte dos países onde a rede opera, exceto no Canadá e na União Europeia, onde as regras de proteção de dados limitam o reconhecimento facial.

A vantagem é que o reconhecimento facial pode ser desativado. Só tem que aceder às definições, escolher Definições de Privacidade, carregar em Mais Definições e selecionar Reconhecimento Facial. Depois, só tem que escolher a opção “não”.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN