Man cave

Quem anda a usar os seus dados pessoais? O Facebook vai revelar tudo

A rede social quer aumentar a transparência e vai expôr os anunciantes.

Perceber o motivo pelo qual é bombardeado com determinados anúncios ou como é que as marcas têm acesso aos seus contactos vai passar a ser mais fácil. O Facebook está a preparar uma ferramenta que pretende aumentar a transparência com os utilizadores e que vai denunciar as empresas que usam os seus contactos.

Depois de um ano atribulado em relação à segurança dos dados dos utilizadores e ao que fazia com eles, o Facebook estará prestes a tornar tudo mais claro. De acordo com o “TechCrunch”, a rede social está mais atenta aos anunciantes e a agências de publicidade que atuam na sua plataforma, requerendo que exista um processo de verificação dos dados utilizados e da forma como tiveram acesso a eles.

A partir de 28 de fevereiro vai passar a estar disponível na opção “Porque estou a ver isto?” mais informação do que a que é revelada atualmente. Além de ser identificado o nome do anunciante, vai ser possível conhecer os detalhes biográficos a que as empresas acederam, se divulgaram os seus contactos com outras entidades, quando é que o seu contacto foi adicionado e se o foi feito pela empresa ou por um dos parceiros.

Com isto, o Facebook pretende dar aos utilizadores maior informação sobre os anunciantes e ajudá-los a proteger melhor a sua privacidade. Ainda segundo a publicação americana, esta nova funcionalidade terá sido divulgada apenas pela página “Facebook Advertiser Hub”, de forma a não reavivar as suspeitas de falta de privacidade e de divulgação de dados pessoais dos utilizadores por parte do Facebook.

Em novembro de 2018 foi descoberto um bug que deu acesso a dados privados dos utilizadores. Para saber se a sua conta esteve exposta às falhas de privacidade do Facebook, basta consultar a página disponibilizada pela rede social para o efeito.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN