Man cave

HQ Trivia: o concurso que pode jogar no smartphone e que dá prémios em dinheiro

É uma espécie de “Quem Quer Ser Milionário" e tornou-se num fenómeno mundial. Mais de dois milhões de pessoas juntam-se diariamente para tentar conquistar o prémio.

Quantas vezes se sentou a ver o “Quer Quer Ser Milionário”, leu a pergunta para o prémio de 100 mil euros e ficou com a sensação de que poderia perfeitamente vencer o concurso? É precisamente isso que pode fazer no HQ Trivia, mas sem sair do sofá. Nós explicamos: trata-se de um concurso realizado em direto através de uma app e que também dá prémios em dinheiro. E tem sido um verdadeiro sucesso em todo o mundo.

O jogo de perguntas criado pela Intermedia Labs chegou esta semana ao iPad, depois de ser estreado mundialmente em outubro de 2017. O processo é simples. Os utilizadores podem registar-se gratuitamente e depois só têm que esperar pelas notificações que o avisam de que o concurso está prestes a começar. Porquê? Porque ele só acontece duas vezes por dia, aos dias de semana, e uma vez ao fim de semana – às 19h e à 1h da madrugada. Todo o evento acontece em tempo real e até tem direito a apresentador.

O concurso também é muito simples. Cada evento tem 12 rondas que correspondem a uma questão e que deve ser respondida em apenas 10 segundos – uma margem suficientemente curta para evitar que os jogadores recorram ao Google para fazer batota. A cada ronda, o grau de dificuldade aumenta e basta uma resposta errada para ficar automaticamente eliminado.

A dinâmica é tão simples quanto viciante e o número de participantes está sempre visível, para que cada um tenha noção dos oponentes que vão ficando para trás. Não é incomum começar a concorrer contra um milhão de jogadores e, chegando à ronda final, estar rodeado de meia dúzia de rivais.

O valor do prémio varia de sessão para sessão e, se não existirem vencedores, o dinheiro é acumulado para o evento seguinte. O dinheiro é então distribuído pelos jogadores que conseguirem responder corretamente às 12 perguntas – e sim, é dinheiro real que depois é transferido através do PayPal.

O HQ Trivia transformou-se num verdadeiro fenómeno mundial e com o aumento de jogadores registados, aumentam também os prémios. De acordo com o The Washington Post”, quando a aplicação foi lançada, havia 10 mil jogadores e um prémio de 200€. Oito jogadores levaram para casa perto de 25€. A 4 de março de 2018, participaram num só jogo 2,1 milhões de jogadores, com um prémio de 40 mil euros. Apenas seis conseguiram passar da 12.ª ronda e ganhar cerca de 6,7 mil euros.

Com tanto dinheiro em jogo, é natural que muitos tentem contornar as regras. Um estudante universitário do Reino Unido e um ex-gerente de produtos da Google, desenvolveram um código que poderia ajudar os jogadores a escolher a resposta correta, através da análise do texto das perguntas. Não foram os únicos a tentar ganhar vantagem sobre os restantes concorrentes e a polémica atingiu a app quando, no passado domingo, 19 de março, uma das sessões terminou abruptamente com o vencedor a ser acusado pelo HQ Trivia de fazer batota.

A HQ Trivia está disponível para iOS e Android.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN