Man cave

O novo Google Maps funciona em realidade aumentada – e é incrível

As novas funcionalidades foram apresentadas em 2018 e já estão a ser testadas. Só ainda não se sabe quando é que ficarão disponíveis para todos.

Cidades com prédios altos ou rotundas complicadas tornam qualquer viagem difícil, principalmente se não conhecer o local e for obrigado a usar o GPS. As indicações nem sempre são claras e os mapas também não ajudam, mas a solução pode estar a caminho. O Google Maps tem uma nova funcionalidade de realidade aumentada e já está a ser testada.

A inclusão de uma opção para ver o seu percurso em tempo real através da tecnologia de realidade aumentada foi divulgada pela primeira vez em maio de 2018. “Não vale a pena stressar com o telefone. Os nomes das ruas, as direções vão estar à sua frente”, explicou Aparna Chennapragada, vice-presidente da Google, citada pelo “Business Insider”.

Apesar de não estar ainda disponível para todos os utilizadores, esta inovação está atualmente a ser testada por colaboradores locais antes de chegar ao público. A grande novidade é o facto de passar a ser possível ver a sua localização exata através da câmara do smartphone e, dessa forma, obter indicações mais precisas, mas também algumas restrições.

Não será possível utilizar esta novidade por muito tempo seguido, até porque pode ser mais um fator de distração. Terá, por isso, que alternar este modo com o do mapa tradicional. Também não vai poder andar com a câmara a apontar diretamente para as pessoas com quem se cruza. Se isso acontecer, a aplicação vai avisá-lo para baixar o dispositivo, até para evitar que se perca a olhar para o ecrã e acabe por dar um encontrão – ou até atravesar a rua no momento errado. Se tem pouco jeito para seguir indicações, não se preocupe: a Google criou uma raposa virtual que lhe indica o caminho e que serve de guia pessoal. Só tem que ir atrás dela.

Outra das novidades é a apresentação dos diferentes locais espalhados pela cidade, diretamente na vista de rua em realidade aumentada. À medida que se vai deslocando até ao destino, o Google Maps mostra-lhe todos os cafés, restaurantes ou pontos de interesse com que se cruze pelo caminho.

Ainda não há uma data definida para o lançamento oficial da nova funcionalidade para todos os utilizadores, mas o “The Verge” cita a própria empresa americana que diz que será apenas “quando a Google estiver satisfeita de que esteja pronta”.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN