Man cave

Ainda não sabe reciclar? Esta app diz-lhe onde deve colocar o lixo

A WasteApp da Quercus dá-lhe informação sobre o destino a dar a cerca de 50 tipos de resíduos diferentes.

O último relatório do Estado do Ambiente refere que só em 2018, cada português produziu, em média, 1,32 quilos de lixo por dia – o que se traduz em 481,8 quilos por ano por pessoa e numa produção anual geral de 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos. Este lixo tem de ter um destino e a WasteApp diz-lhe qual é.

A nova aplicação móvel da Quercus, criada em parceria com a Fundação Vodafone Portugal, diz-lhe onde colocar cerca de 50 tipos de resíduos diferentes. Com a ferramenta, o utilizador poderá contribuir ativamente para o aumento das taxas de reciclagem em Portugal, atualmente apenas na ordem dos 38%, o que reflete uma fraca adesão à reciclagem.

Se tiver dúvidas sobre onde encontrar um ponto de recolha, basta escrever o que pretende reciclar e a app diz-lhe quais são são os ecopontos mais próximo da sua área de residência, bem como se se trata de um produto que pode ou não ir para determinado ecoponto.

Além do lixo doméstico comum, como as embalagens e garrafas, a plataforma resolve ainda dúvidas sobre a forma de reciclar outros objetos que já não são úteis ou necessários, sejam cápsulas de café, baterias de automóveis ou termómetros e outros objetos com mercúrio. Por exemplo, se tiver medicamentos fora de prazo, a ferramenta encaminha-o para a ValorMed, uma rede que se ocupa de reciclar este tipo de resíduo ou se tiver um animal doméstico que tiver morrido, será encaminhado para uma câmara municipal.

A nova ferramenta está disponível em versão web, iOS e Android.

Existem outras formas de ajudar a salvar o planeta, como trocar produtos por outros mais sustentáveis ou a comprar a granel para evitar as embalagens. Carregue na galeria para aprender alguns hábitos sustentáveis que pode passar já a aplicar no dia a dia.