Man cave

Nas novas 8K, o som sai diretamente do ecrã – e nem precisa de colunas

É a nova tendência no mundo das televisões. LG e Sony estão à frente e mostram tudo na CES 2019.

O ano de 2019 marca definitivamente o início da era das televisões 8K, mesmo que ainda não existam conteúdos que possam ser vistos com esta resolução incrível. Durante o primeiro dia da Consumer Electronics Show (CES 2019), que abriu as portas segunda-feira, 7 de janeiro e decorre até 11 do mesmo mês, a LG e a Sony apresentaram as novas máquinas com ecrãs quatro vezes mais detalhados que os já comuns 4K. Mas há mais: nesta nova geração não há altifalantes; todo o som vem diretamente do visor.

A LG está na CES com um stand inteiramente dedicado aos ecrãs e aproveitou a feira para apresentar a tecnologia Crystal Sound, que já tinha começado a ser desenvolvida em 2017, e que dispensa as tradicionais colunas. Além de oferecer uma melhor qualidade de som do que a maioria dos altifalantes integrados nas televisões, os efeitos sonoros podem sair diretamente da zona do ecrã onde está a acontecer ação. Se uma personagem estiver no canto superior direito, por exemplo, o som que emite ao falar virá exatamente desse ponto.

O aparelho televisivo tem cinco transdutores diretamente ligados ao ecrã. O LG Display oferece som Dolby Atmos sem a necessidade de qualquer altifalante externo, amplificador ou coluna. O efeito sonoro Dolby Atmos deve-se essencialmente a dois desses transdutores, colocados nos topos opostos do ecrã, com o auxílio de um processamento inteligente.

Na exposição, a marca também tem a TV 4K OLED de 65 polegadas que tem a maior taxa de atualização de imagem com apenas 3,5 milissegundos. O aparelho é ideal para programas desportivos e filmes de ação.

A gigante sul-coreana anunciou igualmente uma parceria com a Apple para trazer o AirPlay 2 aos seus televisores. Embora ainda não exista uma app específica do iTunes, será possível fazer streaming de conteúdos diretamente dos dispositivos iOS. O sistema vem integrada no próprio monitor OLED 8K de 88 polegadas, capaz de reproduzir áudio Dolby Atmos 3.2.2. O sistema também suporta o HomeKit. Outra das novidades é um monitor transparente de 12,3 polegadas, que poderá ser integrado em veículos de transporte. O preço dos produtos não foi revelado.

A Sony vem logo atrás

A rival Sony já tem duas gerações de televisões OLED que anunciam também a mesma tecnologia de som inovadora. O que nem todos sabem é que a empresa comprou a tecnologia da LG Display, que também fez os ecrãs OLED dos seus aparelhos. Assim, aproveitou o evento para apresentar oficialmente a sua 8K: a Master Series Z9G 8K LCD.

A nova linha Z9G vem em dois tamanhos – um de 85 polegadas e outro de 98 polegadas. O último corresponde praticamente ao tamanho de um projetor. A marca japonesa diz ter atualizado o seu processador de imagem, o Picture Processor X1 Ultimate, mas também a sua tecnologia X-Reality PRO para otimizar o conteúdo de alta-resolução.

Em 2018, a Sony já havia lançado a tecnologia Sound-from-Picture Reality para as suas televisões que, tal como novos novos ecrãs da LG, projetam o som diretamente das personagens. Para o fazer, tira partido da tecnologia OLED Acoustic Surface Audio, onde o próprio ecrã funciona como uma coluna. E como, aparentemente, a tecnologia não se presta a painéis LCD, os modelos Z9G são equipados de quatro altifalantes frontais, dois na parte superior e dois na parte inferior do ecrã.

A linha de televisores OLED da Sony também foi atualizada. Os modelos da Master Series A9G com tamanhos de 55, 65 e 77 polegadas são mais finos e, quando combinados com o sistema de montagem na parede SU-WL855 da Sony, a empresa afirma que pode reduzir para metade a distância até à parede, em comparação aos modelos do ano passado.

Tanto os modelos Z9G como os A9G possuem o mesmo Picture Processor X1 Ultimate, assim como o modo de calibração da Netflix, o IMAX Enhanced e o Dolby Vision / Atmos. E claro, ambas as novas séries de televisores continuam a funcionar com o Android TV – ainda que os de OLED não tenham um software com um bom desempenho.

A Sony informou no CES 2019 que divulgará informações sobre preços e disponibilidade dos novos modelos pela altura da primavera.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN