Man cave

Este pode mesmo ser o smartphone mais seguro e resistente do mundo

O Katim R01 tem proteções contra roubo e hackers, quedas e atropelamentos.

Embora os smartphones topo de gama tenham cada vez mais autonomia, inúmeras câmaras e processadores ultra potentes, uma poça de água é suficiente para arruinar a máquina que pode muito bem ter custado um ordenado. A marca árabe DarkMatter, com sede em Abu Dhabi, pensou nisso e decidiu criar um telemóvel Android super resistente. O Katim R01 está equipado para suportar condições climatéricas extremas e proteger os dados de utilizadores com tecnologia avançada”.

A companhia especializada em segurança e transformação digital refere a sua missão corporativa é “permitir que as empresas e os governos se tornem mais inteligentes, seguros e resistentes a ataques cibernéticos”.

Para garantir estas características, os engenheiros do DarkMatter Group testaram o Katim R01 nos Emirados Árabes, na Finlândia e no Canadá. A parte externa do aparelho está revestida com o reforço de cinco camadas de invólucro para atender a elevados padrões militares e resistir a condições extremas no campo. O smartphone pode cair, ser atropelado e submergido durante cerca de 30 minutos sem sofrer danos.

O telefone pode ser usado com luvas ou com as mãos molhadas, devido ao seu ecrã especial sensível ao toque. Os ambientes com muito barulho também não se apresentam como um problema, uma vez que vem equipado com uma capacidade de reprodução de áudio acima da média.

Quanto à segurança de dados, o Katim R01 conta com uma entrada USB com interface especial contra roubos e a instalação de malwares. Também traz uma série de aplicações que seguem protocolos criptográficos personalizados, desenvolvidas pela própria companhia.

Tem ainda um sistema que bloqueia os microfones e as câmaras para assegurar que ninguém posso fazer escutas ou ter acesso a imagens. O GPS permite que as coordenadas do utilizador sejam partilhadas com outro contacto – para situações de emergência, como um possível resgate, por exemplo. Traz ainda uma tecnologia que dá acesso a dados climatéricos e à pressão atmosférica.

O smartphone integra um processador Qualcomm Snapdragon 845, com 4GB de RAM e 128GB de armazenamento interno expansível com um cartão microSD. O ecrã de 5.65 polegadas vem protegido com um Corning Gorilla Glass 5, e conta com um sensor de impressões digitais. A Darkmatter apresenta-o como “o primeiro smartphone ultrasseguro do mundo”.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN