Man cave

Senhoras e senhores, eis o Tesla Model Y

É maior do que o Modelo 3, vem em quatro versões e estará disponível a partir de 2020.
Carregue nas setas para ver mais imagens

Elon Musk prometeu e deu. O Tesla Model Y é o quatro modelo elétrico e SUV da marca e foi finalmente apresentado em Los Angeles esta sexta-feira, 15 de março. O novo SUV é muito semelhante ao Tesla 3, já que partilha mais de 70% dos componentes, mas é mais espaçoso – é dedicado à família e tem capacidade para sete pessoas.

Traz o mesmo ecrã de 15 polegadas que controla quase tudo e mantém a mesma estética minimalista do tablier do Model 3. A marca anuncia uma capacidade máxima de carga de 1869 litros com os bancos traseiros rebatidos. O Y vem com 370 km de autonomia, uma velocidade máxima de 193km/h e custará cerca de 34 mil euros. Melhor ainda: traz um teto panorâmico.

O Model Y é “um SUV que se conduz como um desportivo”, disse Musk no evento de apresentação. Além do modelo standard, há ainda mais três versões – Long Range, Performance e Dual Motor All-Wheel Drive.

Começando peço Model Y Long Range, apenas com motor traseiro, tem pouco mais de 480 km de autonomia, 209km/h de velocidade máxima e um preço de cerca de 42 mil euros. Consegue acelerar dos 0-100 km/h em 5,8 segundos.

O modelo Performance, com motorização dupla, chega aos 53 mil euros. Este veículo terá uma autonomia de 450 km e velocidade máxima de 241 km/h. Será capaz de ir dos 0 aos 100km/h em apenas 3,5 segundos. Resta a versão Dual Motor All-Wheel Drive com 450 km de autonomia, 217 km/h de velocidade máxima e um preço de 45 mil euros.

O Model Y terá ainda a vantagem adicional de ser totalmente compatível com a rede de supercarregadores V3 da Tesla – que permitirá o carregamento de baterias a 250 kW, reduzindo os carregamentos em viagem a cerca de metade do tempo atual.

O modelo standard só chegará ao mercado em 2021 e os outros três Model Y serão lançados pela Tesla já no final de 2020. Já estão disponível para os clientes que desejem fazer a pré-compra.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN