Man cave

Todos os carros novos vão ter um botão que liga para o 112

A partir de 31 de março, todos terão de ter instalado o sistema eCall, que o ajuda em caso de acidente.

Tome nota: a partir de 31 de março, todos os novos carros vendidos na Europa terão de vir equipados com um botão de emergência que, em caso de acidente, alerta imediatamente o 112.

O sistema eCall não é novo, mas passa a ser obrigatório em todos os veículos ligeiros de passageiros e comerciais a partir do final de março, cumprindo-se a imposição da União Europeia que tem como objetivo reduzir o tempo entre os acidentes e a chegada das equipas de emergência.

Ligado diretamente ao 112, o botão pode ser acionado manualmente em caso de indisposição do condutor ou de um acidente ligeiro, ou automaticamente se forem ativados os airbags do veículo.

Quando o sistema de SOS é acionado, é feita uma chamada para o número de emergência para que o condutor ou passageiros possam dar mais informações sobre o acidente. Se não houver resposta, a localização do veículo é enviada para a central.

Neste momento, marcas como a Opel e a BMW já têm este sistema integrado nos seus automóveis. E países como a Holanda, Suécia, Eslovénia e Finlândia também já têm o eCall em funcionamento.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN