Man cave

Tom Cruise quer que desligue o modo telenovela da sua televisão

O efeito mais realista acrescenta frames à imagem e piora a experiência de séries e filmes vistos em casa. Cruise quer que paremos de a usar.

Enquanto faz uma pausa durante as filmagens do seu próximo filme, “Top Gun: Maverick” – a sequela de “Top Gun” de 1986 –, Tom Cruise aproveitou para fazer um vídeo onde lhe dá uma ordem: tudo em nome de uma melhor forma de ver filmes e séries em casa. Ao lado de Christopher McQuarrie, um dos argumentistas de “Top Gun” ao lado de quem trabalhou em “Missão Impossível”, o ator revela um segredo que poucos conhecem.

Cruise anuncia este seu conselho como um anúncio de serviço público, onde o objetivo passa por explicar como é que pode desativar o motion smoothing, também conhecido como Video Interpolation ou efeito telenovela. Trata-se de um modo que vem definido automaticamente em quase todas as televisões modernas.

O efeito dos televisores de alta definição é usado principalmente para transmitir emissões desportivas, para aumentar artificialmente o frame rate dos conteúdos, inserindo frames falsos num vídeo e, assim, remover o aspeto desfocado do movimento da imagem. O problema é que as obras cinematográficas são filmadas a 24 frames por segundo e o efeito acaba por redefinir a transmissão e afastar-se da intenção dos cineastas, onde a imagem se assemelha à de uma telenovela. O motion smoothing degrada a qualidade da imagem do filme original e altera a cor.

Reed Morano, uma das realizadores da série premiada “The Handmaid’s Tale”, citada pela “BBC”, refere que essa funcionalidade “retira o visual cinematográfico de qualquer imagem e faz com que pareça uma telenovela filmada com uma câmara de vídeo barata”. A realizadora e diretora de fotografia em vários filmes iniciou uma petição para que os fabricantes de TV retirassem essa definição.

Cruise refere que os realizadores estão a trabalhar com os fabricantes de televisões para “mudar a forma como o video interpolation é ativado,” mas, entretanto, aconselha a procurar no Google a melhor forma de desativar a funcionalidade.

Outros artigos de Man cave

Últimos artigos da 4MEN