Máquinas

Nasceu o FitCar: o carro que o obriga a pedalar

A invenção quer ajudar os mais preguiçosos a ficarem em forma, mesmo sem saírem do carro. 

Carregue nas setas para ver mais imagens

Conduzir está longe de ser uma atividade fit. Passamos horas ao volante, sentados no carro a acumular stress. Largar o carro e trocá-lo por uma bicicleta é uma boa opção, mas não é viável para todos. Felizmente, há sempre um criativo pronto a ajudar a humanidade a resolver os seus problemas.

A solução chama-se FitCar PPV e trata-se de um sistema que transforma os carros em máquinas de pedalar. Não se preocupe, eles andam na mesma, só trocam mesmo os pedais do acelerador e do travão por pedais de bicicleta. É quase como o carro dos Flintstones.

A ideia saiu da mente de Nasser Al Shawaf, um inventor saudita que se cansou de passar horas no trânsito sem fazer nada. Em 2016 associou-se à empresa de engenharia holandesa BPO e juntos criaram este mecanismo. OS pedais de bicicleta estão ligados ao motor e geram um impulso elétrico que permite o automóvel andar.

O protótipo apresentado a 23 de agosto é um Audi A4 Avant com mudanças automáticas, mas a BPO também explica que este sistema consegue ser adaptado a qualquer carro desde que tenha sistema de transmissão automática.

No entanto, a marca holandesa garante que não foi feita nenhuma alteração ao motor, sendo que este vai continuar a consumir exatamente o mesmo. O único senão é que, para travar, tem de fazê-lo manualmente com o travão de mão.

O FitCar PPV ainda não tem nem data prevista de chegada nem preço anunciado, mas já existe um site para entrar em contacto com a empresa e obter mais informações.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN