Máquinas

Estas são as novidades mais fixes do novo Android 9 Pie

O novo sistema operativo foi lançado esta segunda-feira, 6 de agosto, e traz muitas novidades. Só que nem todos vão poder experimentá-las.

Chama-se Android 9 Pie e é a mais recente versão do sistema operativo da Google. Lançado oficialmente esta segunda-feira, 6 de agosto, traz várias inovações aos smartphones compatíveis: uma melhor gestão de recursos graças à inteligência artificial, controlo por gestos e um menu que o vai ajudar a controlar o tempo que passa agarrado ao telemóvel.

A inteligência artificial parece estar um pouco por todo o lado e em quase todas as novas funções lançadas no mercado. Desta vez, a Google aposta na tecnologia para analisar os nossos hábitos, isto é, como, quando e que aplicações mais usamos. É graças a essa informação que o sistema consegue fazer uma gestão mais eficaz da bateria, aumentando dessa forma a autonomia.

Seguindo a mesma ideia, a IA do Android 9 Pie vai tentar prever tudo o que fazemos. Se temos por hábito abrir o Spotify sempre que colocamos os fones nos ouvidos, o smartphone passará a antecipar estas ações. Da mesma forma que poderá começar a antecipar para que contactos vamos ligar – e colocá-los sempre no topo das opções. A atenção da máquina aos hábitos dos utilizadores prende-se nos pequenos pormenores até de iluminação do próprio smartphone.

A navegação também foi melhorada e vai assentar em pequenos gestos e movimentos deslizantes que abrem e fecham menus.

A nova secção de Digital Wellbeing mostra que as grandes empresas de tecnologia aparentam, pelo menos, estarem mais preocupadas com uma utilização saudável dos aparelhos por parte dos utilizadores. A nova moda chegou ao Android e inclui um menu que indica quanto tempo passamos agarrados ao telemóvel e às respetivas apps. Infelizmente, este menu não vai estar disponível para todos, pelo menos numa fase incial.

No que toca à privacidade, e depois de todos os rumores de que haveria empresas e apps a usarem os microfones e câmaras para espiarem os utilizadores – acusações sempre rejeitadas –, a Google decidiu colocar ainda mais uma barreira. Com o novo sistema, mesmo as apps com permissão dada pelo utilizador para acederem a microfones e câmaras não poderão usá-las mesmo estando abertas em background.

Para já, o Android 9 Pie está disponível para os telemóveis Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL da Google através de uma atualização automática. Segundo a Google, o sistema será igualmente compatível com outros smartphones lançados nos últimos 18 meses e que tenham o sistema operativo Android One. No entanto, para estes o Android 9 Pie só estará disponível no final do outono.

Outros artigos de Máquinas

Últimos artigos da 4MEN

Queremos ser seu amigo no Facebook. Pode ser?